Nota de pesar - Edson Montenegro

COMUNICADOS

A Escola de Arte Dramática manifesta com profundo pesar o falecimento do ex-aluno Edson Montenegro, ocorrido no domingo, dia 21 de março de 2021.

EDSON MONTENEGRO era sua voz. Essa voz que nos fazia ouvir os tons de uma ancestralidade manifesta, desde as águas mais fundas até as fugas em voo altíssimo de pássaros, futuros.

Procurou a EAD já maduro, surpreendendo a todos, porque o teatro já o conhecia e admirava. Queria mais. Queria desconstruir, estudar, redescobrir, preparar-se outra vez, conquistar existência mais larga.

Edson Montenegro, em sua humildade, dignificava o espaço e as relações. Sua voz impunha um respeito que não se pode adjetivar. Ela deslocava. Ao ouvi-lo, você não estava apenas diante de um indivíduo; seu timbre era manifestação, portanto presença, de sua gente. Que desejo maior pode uma voz sonhar?

Ainda outro dia, pouquinho mais de um ano, Edson, em sua luta permanente com a expressividade da palavra, procurou aulas de voz! Tinha compreendido que era preciso e possível buscar novos contornos, sutilezas das formas que a palavra contém  e às vezes esconde, outra  fluidez, novas delicadezas. Veio trazendo textos que falavam de amor e amores, veio trazendo disposição para derrubar paredes interiores e reconstruir-se.

Que na nova travessia ele encontre ainda mais maturidade jazzística, doçuras, o amor e os amores que nós, aqui e agora, no terror deste tempo, não temos podido encontrar.

E que toda a beleza que Edson buscava e evocava em seu canto permaneça como inspiração nas lutas destes duros dias.

A voz, sua voz, permanece.

Na oportunidade partilhamos nossas condolências à família desejando muita força no enfrentamento da perda.

São Paulo, 22 de março de 2021.

Escola de Arte Dramática da USP