ECA se destaca na 15ª edição do Prêmio Universitário Aberje
Estudantes de Relações Públicas conquistaram o primeiro lugar nos dois desafios propostos
No dia 4 de novembro foram anunciados os vencedores da 15ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Nesta edição, o concurso recebeu 26 grupos com 64 estudantes de 26 instituições de todo o país.
O diferencial deste ano foi que os grupos puderam escolher entre dois desafios: Criação de soluções que promovam a transparência ativa do setor mineral e Criação de soluções de comunicação e relacionamento que promovam a difusão da agenda ESG da mineração para a sociedade.
Ludmilla Silva de Souza, Júlia Resende Perillo e Raquel Lima Carvalho, estudantes do curso de Relações Públicas da ECA, venceram o primeiro desafio e levaram o prêmio de 10 mil reais. Para desconstruir os estigmas negativos relacionados ao setor de mineração, as estudantes formularam estratégias baseadas na confiança e nas pautas de sustentabilidade, segurança dos funcionários e valorização da população.

Para as aluna, a troca de experiências entre os participantes é o principal atrativo deste tipo de experiência. Júlia também reforçou a importância das universidades públicas. “Queria agradecer pelas pessoas que lutam e fazem da universidade pública um lugar possível e deixam a gente dar esse retorno para a sociedade”, disse.
No segundo desafio, o primeiro lugar foi para as estudantes Nathalia Bernardo Castanhola, Marina Morena Souza do Nascimento, Rafaela Alejandra Carrasco Aires e Vanessa João Lopes Telles, também do curso de RP.
Elas desenvolveram um projeto com o intuito de divulgar a agenda da mineração para diversos públicos. Para Rafaela, “foi uma honra estar entre grupos com propostas tão completas e legais e ter contato com pessoas de outros estados.”

O Prêmio Universitário Aberje busca avaliar o desempenho dos universitários nas competências exigidas para uma boa relação com o mercado de trabalho, por meio da aplicação dos conhecimentos acadêmicos na resolução de cases comunicacionais.
O desafio consistiu na criação de um padlet – que é o mural com o resumo da proposta; um vídeo de até cinco minutos apresentando as ideias; e publicações nas redes sociais. Seis grupos foram selecionados pela comissão julgadora como finalistas.
Conheça os trabalhos selecionados na transmissão realizada pelo Canal da Aberje no Youtube. Para saber mais sobre o Prêmio Universitário Aberje, acesse o site oficial.