Corpo Docente - Prof. Dr. João Paulo Amaral Schlittler
João Paulo Amaral Schlittler
CV Lattes
Google Scholar
ORCID
Web of Science
Animação, Design Audiovisual, Motion Graphics, Direção de Arte e Transmídia.
E-mail: joaopaulos@usp.br
Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Design da FAU-USP. Possui livre-docência na especialidade Animação e Design em Movimento (ECA-USP, 2020) doutorado em Design e Arquitetura (FAU-USP, 2011), mestrado em Interactive Telecommunications (TISCH NYU, 1996) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP, 1988). Pesquisador no campo do cinema de animação e motion graphics, é líder do ZOOTROPO - Grupo de estudos em animação da ECA-USP certificado pelo CNPQ e organizador do SeAnima - Seminário Brasileiro de Estudos em Animação e Motion Graphics. Foi designer e diretor de efeitos gráficos da HBO em Nova York (1990-1997), diretor de arte da Discovery Networks (1997-2002) em Washington D.C. e da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta em São Paulo (2011-2013).
Disciplinas
Direção de Arte I e II, Introdução à Animação e Interfaces Audiovisuais.
Projetos de Pesquisa
- Animação Brasileira Contemporânea e seus desdobramentos
-
Sendo sua pesquisa mais recente, tem como objetivo investigar a animação contemporânea no Brasil, no que tange a sua história recente, seu papel como produto audiovisual, a representação da cultura brasileira na direção de arte destas animações e sua mediação em redes digitais.
- História e Prática do Design Audiovisual
-
esquisa sobre os atributos e atividades das áreas de especialização do campo do Design Audiovisual: Videografia, cenografia, motion graphics, direção de arte, figurino e projeto de identidade visual.
- Animação e Design em Movimento
-
A pesquisa teve como objetivo estudar as relações entre duas áreas do audiovisual, que compartilham muitos aspectos práticos e teóricos entre si mas são classificadas em campos distintos do conhecimento: animação pertencendo ao campo das artes e a comunicação audiovisual e motion graphics (design em movimento) inserido na arquitetura e design. A articulação do conhecimento entre estas duas áreas tem como objetivo validar a importância delas no desenvolvimento de interfaces facilitadoras da interação com conteúdos transmidiáticos.
- Cenografia Virtual
-
Desenvolvimento de técnicas e processos de produção de cenografia visual através de modelagem e animação 3-D e captação em audiovisual com sensores de movimento em estúdio de TV.
- Interfaces Gráficas Aplicadas à TV Digital no Brasil
-
O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma interface gráfica para a TV Digital no Brasil, especificamente uma interface de acesso universal, adequada a nossa realidade e que seja compreendida e de fácil utilização pela maioria dos telespectadores brasileiros, democratizando o acesso aos novos programas e serviços interativos a serem desenvolvidos para a TV Digital.
Publicações e Produções Científicas
Produções Artísticas ou Técnicas
- 50 Anos de Animação na ECA USP
"50 Anos de Animação na ECA USP" - 2018. Vídeo. - Se Deus Vier Que Venha Armado
"Se Deus Vier Que Venha Armado" - 2015. Programação Visual e Abertura - Filme - Cultura Livre
"Cultura Livre". 2012. Abertura e Cenografia - Programa de TV - Hotel Atlântico
"Hotel Atlântico". 2009. Abertura e Cartaz - Filme - Discovery Channel Store
"Discovery Channel Store" 2001. Programação Visual - Design de Interação