CMU | Departamento de Música

Toninho Carrasqueira lança Oriente-se, Ocidente, primeiro álbum autoral

Obra tem origem na tese de doutorado do flautista e professor do Departamento de Música, que busca estimular a criatividade do estudante

Comunidade

O flautista e professor do Departamento de Música (CMU) da ECA Toninho Carrasqueira lançou recentemente o seu primeiro álbum autoral, Oriente-se, Ocidente, que traz 31 composições para flauta solo, duos e trios. O álbum está disponível no site do selo Lami, que produz a obra.

Como Carrasqueira explicou no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz) – levado ao ar no dia 15 de julho -, o álbum foi concebido para ilustrar os procedimentos criativos propostos no livro Divertimentos-Descobertas – Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical (Editora da USP, 2017), que é resultado da tese de doutorado defendida pelo professor em 2011.

Capa do álbum Oriente-se, Ocidente, de Toninho Carrasqueira. A imagem tem predominância de tons de amarelo, laranja, vermelho e marrom e apresenta no centro um foco de luz amarela cercado pelos contornos de uma mandala, que se repete sucessivamente, aumentando gradualmente de tamanho e ocupando a imagem até suas extremidades. Na parte superior, os dizeres Toninho Carrasqueira, flauta, e na parte inferior, os dizeres Oriente-se, Ocidente
Imagem: Divulgação/Lami.

Na tese, Carrasqueira critica os métodos europeus adotados nas escolas de música do Brasil – a maioria deles do século 19 e da primeira metade do século 20. Segundo o professor, esses métodos sofrem a influência do pensamento originário da Revolução Industrial, no século 18, que promoveu a divisão do trabalho. Assim como numa indústria os operários se especializam em determinadas funções, na música houve uma especialização: muitas vezes o compositor e o maestro não tocam nenhum instrumento e o músico, mesmo um virtuose, não compõe nem rege. “Esses métodos são ótimos em vários aspectos, formaram virtuoses, grandes músicos e professores, mas não estimulam a criar.”

Pensando nisso, Carrasqueira elaborou a tese que busca estimular a criatividade do estudante de música. “Desde o começo eu proponho que a gente vá estudando os diferentes elementos da linguagem musical, como escalas e acordes, de forma criativa, criando nossos próprios exercícios”, diz o professor na entrevista em De Papo Pro Ar. Para ilustrar o que propõe na tese, Carrasqueira compôs os exercícios e estudos que agora formam o álbum Oriente-se, Ocidente. “A ideia é que o aluno use esses estudos como exemplo, como referência, para fazer as próprias composições.”

Ouça no link abaixo a entrevista do flautista e professor concedida ao radialista Cido Tavares no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 15 de julho de 2022.

Publicado originalmente no Jornal da USP

Imagem de capa: Marcos Santos/ USP Imagens