“Desenhos Fantasmas”: professor do Departamento de Artes Plásticas inaugura exposição
No dia 23 de março, das 11h às 16h, a galeria Bolsa de Arte recebe a exposição Desenhos Fantasmas, que reúne obras de Claudio Mubarac, docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP). Além de ser professor na ECA, lecionando desenho e gravura desde 2004, Claudio também é graduado em Artes Visuais pela Escola. O artista já realizou mais de 160 exposições, dentro e fora do país e, agora, expõe suas obras mais uma vez em São Paulo.

Coordenador do Grupo de Estudos Rotas do Desenho, fundado no CAP em 2020, Claudio tem uma longa carreira artística e acadêmica dedicada à investigação teórica e prática sobre gravura, desenho e técnicas de impressão. Suas obras integram diversos acervos, com destaque para o MAM-SP e Rio, Museu Nacional de Belas-Artes e o Gabinete de Estampas da Biblioteca Nacional da França. O docente também atua como curador, tendo realizado exposições de Oswaldo Goeldi, Madalena Hashimoto e Evandro Carlos Jardim, entre outras.
“Os Desenhos Fantasmas sugerem um percurso possível para o interior da trajetória artística de Claudio Mubarac e nos fazem lembrar de que desenhos não cristalizam seus sentidos, são a um só tempo tênues e aderentes, e de que é possível prospectar, com argúcia e entusiasmo, um terreno tido como demasiadamente familiar”, é o que afirma Liliane Benetti, autora de texto crítico sobre a exposição. Ela faz reflexões sobre o significado do título da exposição — Desenhos Fantasmas — e discorre sobre o acesso a uma intimidade que antes estava guardada nas paredes do ateliê.
Serviço
Exposição Desenhos Fantasmas
Data: 23 de Março (abertura)
Horário: 11h às 16h
Local: Galeria Bolsa de Arte. Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena, São Paulo