CBD | Departamento de Informação e Cultura



Boas-vindas aos aprovades em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Carta de boas vindas dos alunos a novos ingressantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da ECA USP

 

Estudos

É com grande alegria que recebemos vocês, novos estudantes, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Este é um momento especial, marcado pelo início de uma jornada acadêmica repleta de descobertas, desafios e crescimento pessoal e profissional. Parabéns por essa conquista!

 

A ECA é uma das unidades da USP que atua nas áreas de comunicação, artes e informação. Na ECA, o Departamento de Informação e Cultura (CBD) é responsável pelo curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, voltado à formação de profissionais preparados para os desafios da gestão, organização, preservação e mediação da informação em diferentes suportes, físicos ou digitais. Com uma abordagem humanística e crítica, o curso vai além das bibliotecas, capacitando os estudantes para atuar também em museus, arquivos, centros culturais e ambientes digitais, com o compromisso de democratizar o acesso à informação e promover a cultura.

 

No Departamento de Informação e Cultura, vocês poderão se aprofundar em temas como organização e representação da informação, gestão de acervos, mediação cultural e ação educativa em bibliotecas, entre outros. A estrutura curricular alia teoria e prática, abrangendo desde catalogação e indexação até a gestão de unidades de informação e a produção de conhecimento em ambientes digitais.

 

Semana de Recepção

Para recebê-los e tirar quaisquer dúvidas, nós preparamos uma semana de recepção com atividades para o acolhimento dos recém aprovados uma semana antes do início das aulas. Segue a programação.

 

programação da semana de recepção dos calouros
E aí, gostou de alguma atividade? Entre em contato conosco nas nossas redes.
Estamos aqui para tirarmos dúvidas referente a graduação e recepcioná-los!

 

Semana de Biblioteconomia (SeBi)

Para aqueles que se interessam por atividades extracurriculares, temos a importante Semana de Biblioteconomia. A chamada Semana de Biblio é um evento anual promovido pelos estudantes do curso realizado desde 2005, o evento busca aprofundar os conhecimentos na área, fomentar a troca de experiências e o networking entre os participantes, além de apresentar diversas possibilidades de atuação no campo profissional.

        A SeBi oferece diversas atividades extracurriculares, como:

  • Feira do Livro: espaço para troca, venda e compra de livros.
  • Oficinas: atividades práticas e participativas.
  • BiblioLab: apresentações de projetos de pesquisa de alunos de graduação, pós-graduação e mestrado.
  • Mesas redondas: conversas com especialistas.
  • Visitas técnicas: oportunidade de conhecer os bastidores de bibliotecas.

A Semana de Biblioteconomia representa uma valiosa oportunidade para os estudantes do curso ampliarem seus conhecimentos na área, compartilharem experiências com profissionais e colegas, e aprimorarem habilidades como organização e trabalho em equipe. O evento também serve como um espaço dinâmico para debater novas ideias e explorar diferentes caminhos de atuação no campo. Organizada pelos próprios alunos e para outros alunos da área, a Semana de Biblio fortalece o senso de comunidade e pertencimento entre nós. Para saber mais nos siga @semanabiblio no instagram.

 

Coletivo de Biblioteconomia

Para além da Semana, desde o final de 2023 há um crescente fomento para o estabelecimento de um Coletivo de Biblioteconomia que defenda os interesses comuns e organize os discentes diante dos desafios políticos tanto da universidade quanto do curso. Essa movimentação tomou forma na greve dos estudantes da USP de 2023, nela, ficou evidente para nós o vácuo político e administrativo do curso, ressaltando a necessidade de uma maior participação estudantil, visto que éramos representados até então por outras entidades ecanas que não necessariamente contemplavam as nossas demandas. Assim, tornou-se essencial um corpo discente ativo, capaz de debater questões do cotidiano acadêmico, práticas dentro e fora da sala de aula e temas relacionados à vulnerabilidade social, permanência estudantil e redução da evasão tão presente em nosso curso. Notamos que o perfil do aluno de Biblio atualmente destoa do restante dos cursos ecanos, possuímos maior concentração de alunos dissidentes de classe, raça, gênero e idade. Sendo assim, teríamos que nos organizar para representar nossas demandas coletivas.

Diante desse cenário e após diversas assembleias, surgiu a ideia de um coletivo comprometido em representar as demandas e mobilizações dos estudantes de Biblioteconomia nas instâncias deliberativas da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Assim nasce o Coletivo de Biblio, com o propósito de fortalecer a próxima geração de bibliotecários, incentivando a formação de profissionais engajados e a participação ativa dos alunos na construção do ensino e na vida universitária. Em breve, teremos maiores apresentações do coletivo e da Semana! Nos siga em @coletivobibliousp no Instagram.

 

Entidades ECAnas

Ampliando os horizontes para outras entidades e atividades extracurriculares que não ocorrem só dentro do CBD, a ECAtlética, ECA Jr., a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx), Coletivos e Grupos Estudantis, a Batereca, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Representação ECA, Grupos de pesquisa e extensão e muito mais. 

A ECAtlética (@ecatletica no Instagram) é a entidade responsável por representar os estudantes da ECA nos esportes e promover a integração entre os cursos por meio de atividades esportivas e eventos sociais. A ECA Jr. (@ecajr no Instagram) é a empresa júnior da Escola de Comunicações e Artes, formada e gerida por alunos. Ela oferece serviços nas áreas de comunicação, artes e informação para empresas, organizações e projetos externos. A BaterECA (@baterecausp no Instagram) é a entidade responsável por animar os eventos da escola e representar a ECA em apresentações musicais dentro e fora da USP. Além desses, a ECA abriga diversos coletivos e grupos estudantis que representam causas específicas, de diversidade, inclusão, gênero e raça. Como o Opá Negra - Coletivo Negro da ECA (@opa_negra no Instagram), Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo (@itgmanicongo no Instagram), Coletivo LGBTQIA+ Camaleoa (@camaleoa.usp no Instagram), curso gratuito de comunicação e cidadania - Projeto Redigir (@projetoredigir no Instagram), Coletivo de pixo e arte marginal (@uspixo no Instagram), entre outros.

Mais uma vez, sejam muito bem-vindos! Gostou de alguma entidade? Quer receber mais informações ou tem alguma dúvida? Estamos à disposição para apoiá-los nessa nova etapa de suas vidas. Entre em contato conosco em nossas redes.

 

Que esta jornada seja repleta de aprendizado, realizações e boas memórias.
Scientia Vinces – Vencerás pela ciência.
Lhe aguardamos ansiosamente na Semana de Recepção!





 


Foto de capa: reprodução/Semana de Recepção

Notícias do