Comisión de Relaciones Internacionales

Comisión de Relaciones Internacionales

Bolsas no exterior - Eslováquia

por Marcelo Satyro,

 

 

eslovaquia

O Governo da República Eslovaca aprovou a criação do Programa Nacional de Bolsas de Estudo da República Eslovaca para apoiar a mobilidade de estudantes, estudantes de doutoramento, professores universitários, investigadores e artistas em 2005. O Programa Nacional de Bolsas de Estudo da República Eslovaca (NSP) é financiado pelo Ministério da Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Juventude da República Eslovaca.

O Programa Nacional de Bolsas de Estudo da República Eslovaca apoia a mobilidade de estudo/investigação/ensino/artística de estudantes internacionais, estudantes de doutoramento, professores universitários, investigadores e artistas em instituições de ensino superior e organizações de investigação. Apoia a mobilidade bidirecional – bolsistas internacionais para a Eslováquia, bem como bolsistas eslovacos no exterior. O programa oferece bolsas de estudo para cobrir os custos de vida durante a estadia e subsídios de viagem (todas as categorias no caso de bolsistas da Eslováquia; estudantes e estudantes de doutoramento no caso de bolseiros internacionais).

Candidatos elegíveis

Candidatos elegíveis para uma bolsa de estudos no âmbito do NSP:

A) alunos que:

  • são estudantes universitários em universidades fora da Eslováquia;
  • sejam estudantes do segundo nível do ensino superior (mestrandos), ou sejam estudantes que, à data do prazo de candidatura, já tenham completado pelo menos 2,5 anos de estudos universitários no mesmo ciclo de estudos ou similar;
  • estarão em uma estadia de estudo na Eslováquia durante o ensino superior fora da Eslováquia e que serão aceitos por uma instituição de ensino superior pública, privada ou estatal na Eslováquia para uma mobilidade acadêmica[1] para estudar na Eslováquia.

Todas as 3 condições devem ser atendidas. Esta categoria não se aplica a estudos de doutorado (ou equivalente).

  • Duração de uma bolsa de estudos (estudantes): 1 – 2 semestres completos (ou seja, 4 – 5 ou 9 – 10 meses) ou 1 – 3 trimestres completos, caso o ano letivo seja dividido em trimestres (ou seja, 3 – 4 ou 6 – 7 ou 9 – 10 meses).

B) Estudantes de doutoramento cujo ensino superior ou formação científica decorre fora da Eslováquia e que sejam aceites por uma instituição de ensino superior pública, privada ou estatal ou por uma instituição de investigação na Eslováquia elegíveis para realizar um programa de estudos de doutoramento[2] (por exemplo, a Academia Eslovaca de Ciências) para uma mobilidade acadêmica[1] para estudar/realizar pesquisas/estadia artística na Eslováquia.

  • Duração da estadia na bolsa (estudantes de doutorado): 1 a 10 meses.

C) professores, pesquisadores e artistas universitários internacionais que são convidados para uma estadia de ensino/pesquisa/artística na Eslováquia por uma instituição com um certificado válido de elegibilidade para realizar pesquisa e desenvolvimento, que não seja uma empresa comercial[3] e tem sua sede na Eslováquia.

  • Duração da estadia de uma bolsa (professores universitários, pesquisadores ou artistas): 1 a 10 meses.

 

Para mais informações, acesse o site do Programa.

 

 

Fonte: Núcleo de Relações Internacionais