Exposição no MariAntonia mostra diferentes percepções da cidade de São Paulo
São Paulo cidade, sinais, manchas e sombras exibe o trabalho de cinco artistas ecanos

Às 18h do dia 3 de abril, o Centro MariAntonia fará a inauguração da exposição São Paulo cidade, sinais, manchas e sombras. A mostra reúne mais de 100 trabalhos de cinco artistas ecanos: Evandro Carlos Jardim, João Luiz Musa e Marco Buti, docentes do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e Lucas Eskinazi e Rafael Aguaio, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV). A curadoria é de Claudio Mubarac, também professor do CAP.
A exposição segue até 29 de junho com entrada gratuita e as visitas acontecem de terça a domingo e nos feriados, das 10 às 18h. Como parte da programação, além da exposição, haverá mesas-redondas, conversas e ciclos de filmes.
O título da mostra vem do nome de uma das sequências de imagens cunhadas por Evandro Carlos Jardim, Jaraguá: sinais, manchas e sombras (1979), que compuseram sua dissertação de mestrado na ECA e integraram uma retrospectiva do artista realizada na Pinacoteca em 2005. A mostra ainda homenageia os 90 anos do pintor, gravador e desenhista.
As obras expostas trazem práticas das oficinas de desenho, gravura e fotografia da ECA. Claudio Mubarac conta que a exposição mostra como característica comum entre os trabalhos dos artistas “os passeios pela cidade como motor na construção dos trabalhos que apresentam”. Ele explica que “a cidade é o cenário e, porque não dizer, substância formadora de seus imaginários.”
As obras expostas por João Musa constituem seu doutorado, O Viajante e as Cidades, e são um conjunto de fotografias produzidas entre 1994 e 1999. Marco Buti apresenta desenhos, gravuras, objetos, fotografias e vídeos construídos a partir de leituras, filmes, pinturas e instantâneos da cidade. Lucas Eskinazi traz conjuntos relacionados à sua tese de doutorado, Um aceno, de longe, às palavras, orientado por João Musa, com trabalhos de fotografia e filmes, “em larga margem contaminados pelas visões luzentes e agitadas pelo desejo das imagens". Já Rafael Aguaio, apresenta fotografias na mostra como parte de seu mestrado, orientado por Marco Buti.
Com informações do site do Centro Universitário MariAntonia
Serviço:
São Paulo cidade, sinais, manchas e sombras
Data: 3 de abril a 29 de junho de 2025
Horário: 10h às 18h, terças a domingos e feriados
Local: Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Endereço: Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Entrada gratuita