CAP | Departamento de Artes Plásticas

Departamento de Artes Plásticas - CAP

Desde sua fundação, em 1971, o Departamento de Artes Plásticas procura integrar à universidade as formas particulares do conhecimento gerado pela prática artística. Tal conhecimento agrega ao campo disciplinar tradicional dimensões experimentais voltadas à pesquisa das potencialidades da linguagem e à ampliação dos meios expressivos.

O Departamento visa fornecer sólida formação prática e teórica nas artes visuais, habilitando os estudantes a atuarem em diversas áreas acadêmicas e profissionais, como artistas, criadores visuais, professores de arte no ensino fundamental e médio, críticos, curadores e profissionais especializados em instituições de arte e cultura.

Depois de cursar a graduação, o estudante tem a opção de prosseguir na carreira acadêmica, ingressando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). O PPGAV focaliza duas grandes áreas de concentração: a de Poéticas visuais, que se dirige a artistas-pesquisadores, e a de Teoria, Ensino e Aprendizado da Arte, que se divide em duas linhas principais de pesquisa, voltadas, respectivamente, a pesquisadores no campo da Teoria, História e Crítica de Arte e a pesquisadores interessados no ensino e na aprendizagem da arte.

Links relacionados: