CAP | Departamento de Artes Plásticas

O CAP mantém uma programação regular de atividades de cultura e extensão que incluir a realização de encontros com pesquisadores e artistas, exposições envolvendo o corpo docente e discente e cursos de extensão em diferentes modalidades.

Exposições “Laboratório de Semestre”

Laboratório do semestre são exposições regulares que reúnem trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre por alunos de graduação do curso de artes visuais em disciplinas de pintura, gravura, escultura, desenho, fotografia, multimídia, performance e instalação. As exposições são abertas ao público e acontecem no final de cada semestre no EdA ‒ Espaço das Artes.

Exposições de trabalhos de pós-graduação

O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, a mais antiga pós-graduação em Artes no Brasil, promove exposições de trabalhos de estudantes de mestrado e doutorado ‒ obras de arte que resultam de pesquisas experimentais sobre processos artísticos. As exposições são abertas ao público e acontecem todo semestre no EdA ‒ Espaço das Artes.

Produção artística docente

O corpo docente do CAP está envolvido com frequência em projetos de curadoria de expositores e mostras em espaços culturais da cidade de São Paulo, além de mesas de debate e cursos sobre artes visuais. Estas atividades são voltadas para interessados na temática e público em geral, podendo acontecer ao longo de todo o semestre.

Eventos

O CAP promove encontros regulares entre artistas, críticos, historiadores e pesquisadores da arte, com o intuito de criar um espaço de discussão contínua sobre a produção artística recente. Os encontros acontecem no EdA – Espaço das Artes, são abertos ao público e tem entrada gratuita.

Cursos de arte de curta duração

Os cursos que têm o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre as técnicas desenvolvidas no ateliê para que o participante possa desenvolver sua ação artística individual e expressar suas intenções poéticas. Cursos recentemente ofertados: Fundamentos de Cerâmica, Desenho de Observação e Gravura em Metal. Os cursos são pagos e a seleção por ordem de chegada ou enquanto houver vaga. As aulas semanais são, em dias e horários estabelecidos pelo departamento.

Consulte a oferta de novas turmas na página de cursos de extensão do CAP.

Cursos de arte para crianças e adolescentes

O CAP realiza dois cursos regulares de difusão: Ateliê de artes para crianças, tem como proposta estimular a produção em artes visuais por meio da apresentação de diversas técnicas e procedimentos artísticos, de atividades de apreciação e de conversas sobre arte e cultura; e Vivência com Arte para Jovens e Adolescentes, voltado para jovens e adolescentes de 13 a 18 anos e que visa propiciar experiências que fomentem a descoberta e o contato com a arte.

Consulte a oferta de novas turmas na página de cursos de extensão do CAP.

Cursos de atualização para educadores

O CAP realiza os cursos de atualização Arte e Educação para Professores – Módulo I e II, que pretendem oferecer aos educadores um espaço de estudo, pesquisa, reflexão, experimentação e criação que faça frente aos desafios contemporâneos da arte na educação escolar.

No Módulo I, os participantes terão contato com as bases epistemológicas desta perspectiva e vivenciarão experiências que fomentem o trabalho a ser desenvolvido no Módulo II, que se voltará aos projetos poético-pedagógicos dos participantes em consonância com projetos político-pedagógicos das escolas em que trabalham.

Público-alvo: professores da Educação Básica das redes públicas de ensino, com diploma de curso superior que, de alguma forma, estejam envolvidos com a arte na escola em que trabalham. Os candidatos devem estar dispostos a cursar o Módulo II do curso a ser oferecido em semestre subsequente. A seleção também levará em conta a ordem de inscrição e a proporcionalidade entre professores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos.

O curso é semestral e cada módulo é oferecido em um semestre diferente.