CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Alunas da ECA vencem Prêmio Jovem Jornalista

Pauta vencedora concorreu com universidades de todo o Brasil e dará origem a podcast; tema é a relação de crianças moradoras de rua com a escola

Vida acadêmica

As estudantes Crisley Santana e Ana Gabriela Zangari Dompieri, do curso de Jornalismo, venceram o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog, realizado em agosto. A pauta vencedora, Dever de Rua - a relação das crianças desabrigadas com a escola, será desenvolvida em formato de podcast, em projeto orientado pelo professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

O desafio para a última edição do prêmio seguiu o tema Pautas do nosso tempo, e pedia a elaboração de propostas que ajudassem a “adiar” o fim do mundo, para a posterior produção de uma reportagem com apoio do Instituto. Pensando nisso, Crisley e Ana Gabriela resolveram desenvolver uma pauta sobre pessoas em situação de rua e, mais tarde, optaram por dar enfoque os problemas sofridos pelas crianças que compõem essa população. 

Crisley, uma moça negra de pele clara e cabelos pretos presos em rabo de cavalo, usa uma blusa laranja e um casaco preto. Ao lado dela está Ana Gabriela, branca, de cabelos castanhos e lisos e vestida com uma jaqueta nude. Ambas estão sentadas, com os rostos bem próximos uma da outra e sorrindo para a câmera
Crisley e Ana Gabriela. Foto: acervo pessoal

“Na pesquisa que fizemos, algumas matérias relatam que aumentou o número de pessoas nessas condições, especialmente pelo agravante da pandemia, que fez muitos perderem seus empregos”, ressalta Crisley. “Outra questão que miramos foi o debate sobre os prejuízos causados ao desenvolvimento das crianças que tiveram de ser afastadas da escola para conter a disseminação do vírus. Muitas dessas crianças, apesar de não ser o ideal, puderam acompanhar atividades pedagógicas por meio de computadores ou celulares. Mas e quanto às que estão nas ruas? Ou que passaram a estar devido à má condição dos responsáveis por elas?”

A intenção das estudantes é abordar a relação desses menores em situação vulnerável com a escola, investigando como é essa realidade, a perda de direitos, especialmente o direito à educação, e as consequências da falta de acesso à instrução formal. 

Com o projeto premiado, o próximo passo é produzir a reportagem em formato de podcast, que terá entrevistas com moradores de rua e especialistas sobre o assunto, além de educadores e advogados do Direito da Criança e Adolescente. Tudo com o auxílio de uma bolsa oferecida pelos organizadores do concurso e o acompanhamento do professor Eduardo. O podcast deverá ser publicado até novembro.

Acesse o site do Prêmio Jovem Jornalista para conferir outros vencedores e clique para conferir na íntegra a proposta elaborada pelas alunas.

Notícias do