CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Oficinas unem turismo, educação e comunicação no interior de São Paulo

Projeto coordenado por docente do Departamento de Jornalismo e Editoração contou com a participação de professores da rede pública de Piraju

Inserir alt text
Rio Paranapanema é um dos principais atrativos do município de Piraju. Foto: blog do projeto Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju.

A pequena cidade de Piraju, no interior de São Paulo, reúne diversos parques naturais, cachoeiras, rios e corredeiras que atraem milhares de visitantes e renderam ao município o título de estância turística, concedido há 10 anos. Por estas características, o desenvolvimento do turismo é muito importante para a economia do município, ao mesmo tempo que fortalece a preservação da memória e cultura locais.

Com isso em mente, o professor Luciano Victor Barros Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), natural de Piraju, criou o projeto Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II.  A realização do projeto se dá por meio do programa USP Municípios em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju e o Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme/ Casa da USP.

De junho a novembro de 2021, foram realizadas 12 oficinas, com uma média de 250 inscritos em cada uma, ministradas à distância por docentes de diferentes instituições de ensino, entre elas a USP, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a FATEC e a ESPM. Voltadas a professores da rede pública de educação, as oficinas abordaram temas variados como memória e patrimônio cultural, o uso da fotografia em sala de aula, arte digital, blogs, qualidade da informação on-line, destacando o uso consciente das tecnologias de comunicação em sala de aula entre estudantes do Ensino Fundamental I e II.

Além das oficinas, o projeto incluiu a elaboração de registros acerca da cidade. O material histórico e turístico foi produzido por calouros da ECA e disponibilizado em um blog criado especialmente para o projeto. Em adição às reportagens, os alunos foram incentivados a criar em outros formatos, o que deu origem ao podcast Registros de Piraju, que pode ser encontrado na coluna direita do blog.

Isabela Marin Silva, aluna de jornalismo e moradora de Piraju, destaca a importância do projeto para a sua formação: “Como eu estava no meu primeiro ano, eu tive uma experiência que talvez eu não [tivesse] na graduação ou talvez não [tivesse tão cedo] por conta da pandemia. E isso foi muito bacana, foi sentir a prática jornalística”.  Já o aluno Leonardo Corey Belleza, graduando em Relações Públicas e também pirajuense, contou o quanto teve que aprender a elaborar suas pautas e que isso o ajudou a desenvolver suas habilidades de redação.

Tanto Isabela quanto Leonardo relatam que passaram a olhar a cidade de outra maneira, seja pelas personalidades de Piraju, seja pelas atrações turísticas do lugar. “Você começa também a prestar atenção em coisas da cidade. Eu tive que subir na igreja, onde você tem uma visão do rio [Paranapanema e você pensa] ‘é muito bonito!’ e eu passo em frente ao rio todos os dias [...] e era só o rio”, conta Leonardo. A outra bolsista do projeto é a estudante Luisa Hirata Idrani, que teve de fazer sua parte de forma remota por não ser de Piraju. Mesmo com a distância, suas matérias foram elogiadas entre os moradores,  contou o professor Luciano.

As oficinas foram finalizadas no dia 10 de novembro e o projeto será encerrado agora em janeiro. Na avaliação do coordenador do projeto, a iniciativa teve uma ótima receptividade, e os participantes das oficinas perceberam o quanto as ideias desenvolvidas na pesquisa em comunicação podem ser válidas para a educação do Ensino Fundamental, que atende crianças e adolescentes. O diálogo próximo entre oficineiros e participantes se deu, na opinião do professor, porque “há o interesse dos professores do Ensino Fundamental em conhecer algo que seja paralelo ao que eles vivem no universo da educação”. As expectativas são de manter a relação entre a ECA e a Instância Turística de Piraju, com um fluxo de via dupla entre o conhecimento da USP e da cidade, por meio de novas oficinas, entrevistas ao vivo e novos projetos.

Assista as oficinas on-line

Todos os encontros do projeto estão disponíveis no Canal do CJE no Youtube:

Educomunicação: tecnologias na BNCC
Ismar de Oliveira Soares (USP)

Arte digital: à experimentação poética
Wilton Garcia (FATEC)

Fotografia como extensão em sala de aula
Wagner Souza e Silva (USP)

O texto e a qualidade da informação online
Dennis de Oliveira (USP)

TV expandida no cotidiano da educação
Valquíria Passos Kneipp (UFRN – Alterjor/USP)