Nota de Falecimento – Régis Duprat

COMUNICADOS
regis duprat é um homem branco e com cabelos grisalhos. Na foto, em preto e branco, veste uma camisa social
Regis Duprat, professor aposentado do CMU

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do professor e musicólogo Régis Duprat no último domingo, dia 19 de dezembro, aos 91 anos de idade. Duprat foi professor do Departamento de Música da ECA nas décadas de 1990 e 2000. A cerimônia de despedida acontece nesta segunda-feira, dia 20, no Velório Ossel, localizado na Av. Goiás, 459 – 1º andar, em São Caetano do Sul, a partir das 16h.

Quando chegou à ECA, Régis Duprat já possuía uma reconhecida trajetória profissional como violinista e sólida carreira acadêmica, na Universidade e fora dela, com pesquisas de fôlego em acervos do Brasil e do exterior e presença marcante em instituições de pesquisa.

Da formação inicial em bacharelado e licenciatura em História pela USP, Duprat se tornou um dos grandes nomes da pesquisa em música no Brasil, com passagens pela UnB, onde foi o primeiro docente a defender tese em musicologia; pela UNESP, onde atuou como docente e pesquisador por 15 anos e, finalmente, na USP: primeiro, na ECA, como professor titular nas áreas de Estética e História da Música, e, ainda, no Departamento de Música de Ribeirão Preto da USP, onde ministrou disciplinas de graduação no início dos anos 2000.

“Para alguns, a vida acadêmica continua a constituir uma vida conservatorial enquistada dentro da Universidade brasileira, sob as vistas magnânimas e deslumbradas de alguns mecenas do século XX. É de professores e de alunos que ingressam na Universidade que se espera uma reação contra essa forma limitada, canhestra e obscurantista de conceber a prática musical. Não é com isso que formaremos bons músicos e bons instrumentistas. As tarefas da interpretação, seja na regência ou na interpretação instrumental e vocal, requerem, além de sólida base e atividade reflexiva, cultura histórico-artística, e uma visão ampla, humanística, da evolução das artes em geral, e da música em particular, e do repertório específico de cada instrumento ou voz”
– escreveu Duprat em seu memorial apresentado à ECA em 1997.

A Diretoria da ECA se une à comunidade musical em todo país para reconhecer e homenagear Régis Duprat e prestar sua solidariedade e apoio a familiares, amigos e colegas do Departamento de Música.

Diretoria da ECA