Nota de Falecimento – Dirceu Fernandes Lopes

COMUNICADOS
O professor Dirceu é um homem branco, parcialmente calvo e com cabelos grisalhos. Na foto, ele usa oculos e uma camisa polo. Segura um microfone com uma das mãos.
Foto: Reprodução/Facebook

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do professor e jornalista Dirceu Fernandes Lopes na noite do dia 22 de dezembro, aos 81 anos. Lopes era professor aposentado do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Dirceu Fernandes Lopes era formado em jornalismo pela Universidade Católica de Santos, onde, anos mais tarde, se tornou professor. Na ECA, seguiu com seus estudos de mestrado (1982), sob a orientação do professor Gaudêncio Torquato, e doutorado (1986), com o professor José Marques de Melo. No mesmo ano que concluiu o doutorado, se tornou professor doutor da ECA, sempre vinculado a disciplinas teóricas e práticas do jornalismo.

A seguir, nota do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE):

Falece Dirceu Fernandes Lopes, o pai do nosso jornal-laboratório no Brasil

Comunicamos com pesar o falecimento do Prof. Dr. Dirceu Fernandes Lopes, docente aposentado do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, ocorrido na noite de ontem (dia 22).

A carreira de Lopes foi marcada pelo ensino dos fundamentos do jornalismo, bem como pelo exercício profissional deste ofício. A obra Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor (Summus, 2009) é um clássico da área.

A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos, em especial à Profa. Dra. Terezinha de Fátima Tagé Dias Fernandes, também docente aposentada do CJE e esposa do inesquecível Dirceu Fernandes Lopes.

Luciano Victor Barros Maluly
Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

Dirceu Fernandes Lopes será lembrado por todos com profunda gratidão e carinho pela dedicação ao ensino do jornalismo e à formação de tantos jovens profissionais.

A Diretoria da ECA lamenta profundamente o seu falecimento e manifesta a sua solidariedade e total apoio a sua esposa, professora Terezinha Tagé, e familiares, aos colegas do CJE e amigos neste momento tão difícil.

Diretoria da ECA