Corpo Docente - Prof. Dr. Cristian Borges
  
Cristian Borges
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Estética e Teoria do Audiovisual, Cinema e Dança, Cinema e Outras Artes, Realização Audiovisual.
E-mail: cristianborges@usp.br
Disciplinas
Estética do Audiovisual I, Estética do Audiovisual II, Projeto Temático Orientado, Pensamento Crítico nas Artes.
Projetos de Pesquisa
- Cinema e Dança: Uma Análise dos Cruzamentos das Artes do Movimento em Dois Eixos
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	Em uma época de transbordamentos e hibridismos no campo do audiovisual, quando as fronteiras entre formatos, gêneros e linguagens encontram-se cada vez mais borradas, a movimentação ou “deformação” constante dos corpos e imagens, no palco como na tela, responderia a um apelo coreográfico que explica a presença do cinema e da dança em bienais, museus e galerias de arte. Pensaremos o contemporâneo a partir dessa convergência de formas de expressão do movimento, através de dois eixos de abordagem: ora focando no movimento como representação, ora como notação. 
- A Dança como Cinema, o Cinema como Dança
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	Ao longo das décadas, a dança filmada precisou se repensar como cinema, a fim de ultrapassar o mero registro de uma performance; assim como o cinema pôde reivindicar um caráter coreográfico, sobretudo ao abandonar a narrativa em favor de uma dança cinegênica. Logo, convém explorarmos, por um lado, a dança como cinema (a dança filmada, o filmedança, a videodança) e, por outro, o cinema como dança (a coreografia secreta do mundo revelada somente pelo cinema, e não para ele). Esta pesquisa (com auxílio FAPESP) foi complementada com estágio como pesquisador-visitante na NYU (2013-14). 
- Estudo e Estética do Audiovisual: O Movimento como Instrumento de Composição
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	Este estudo (com auxílio FAPESP) propõe a sistematização dos primeiros parâmetros daquilo que denomino Cinemática ou Ciência da Fuga: um instrumento teórico que pode servir como alternativa para análises e criações audiovisuais, tendo por base uma narrativa outra, fornecida pelos próprios corpos e formas em movimento, a partir de três tipos de modulações do movimento no cinema: tendência à imobilidade, oscilação entre mobilidade e imobilidade e tendência à mobilidade extrema. 
- Dos Métodos Gráficos a uma Ciência da Fuga como Forma de Análise do Movimento no Cinema
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	Esta pesquisa (com auxílio FAPESP) propõe um estudo do movimento no cinema, a fim de que se possam identificar algumas das modalidades desse movimento em relação a certos parâmetros do que denomino Cinemática ou Ciência da Fuga. Trata-se da segunda etapa de uma pesquisa, iniciada em 2008, com bolsa de pós-doutorado da FAPESP e supervisão do prof. Ismail Xavier, na ECA- USP, tendo sido complementada com estágio como pesquisador-visitante na Universidade Columbia (2012). 
Publicações e Produções Científicas
BORGES, C. Em busca de um cinema em fuga: o puzzle, o mosaico e o labirinto como chaves da composição fílmica. São Paulo: Ed. Perspectiva/FAPESP, 2019, 352 p.
BORGES, C. “A representação do movimento e o duplo estatuto do corpo”. In: Revista Visuais, Unicamp, v. 7, n. 2, jul-dez 2021, p. 9-31. 
Produções Artísticas ou Técnicas
- Dobras - Curta Digital
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	DOBRAS - curta digital, 2018, Prêmio do Público no XXX Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. 
- Retrospectivas Agnès Varda - O Movimento Perpétuo do Olhar
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	Mostra no Cine Odeon-BR e nos CCBB-SP/BsB, 2006, Prêmio Jairo Ferreira do SESC-SP de Melhor Mostra de Audiovisual. 
- Primavera de Praga
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	PRIMAVERA DE PRAGA - curta 16mm, 1999, Menção Honrosa do Júri no XI Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. 
- Gaivotas
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	GAIVOTAS - curta, 35mm, 1997, Prêmio de Aquisição da Programadora Brasil. 
- Gangorra
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	GANGORRA (curta 16mm, 1996, Medalha de Bronze no Cineart Filmfest de Hamburgo, Alemanha) 
 
  
 
 
     
 
 
