estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Cristian Borges

Foto de perfil - Prof. Dr. Cristian Borges

Cristian Borges

ícone lattes CV Lattes    Ícone Google Scholar. Google Scholar    ícone ORCID ID ORCID

Estética e Teoria do Audiovisual, Cinema e Dança, Cinema e Outras Artes, Realização    Audiovisual.

E-mail: cristianborges@usp.br

Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA (PPGAC). Doutor pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e mestre pela Universidade de Bristol, com bolsas da CAPES. Pós-doutorado na USP e na NYU, com bolsas da FAPESP. Foi professor na UFF e professor convidado na Universidade Iberoamericana do México. Cineasta, realizou 10 curtas e organizou mostras/ livros dedicados à obra de Agnès Varda, Alain Resnais, Harun Farocki e à geração da Escola de Berlim. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), diretor do CINUSP e vice-coordenador do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA). Foi coeditor da Revista Laika e membro do Conselho Executivo da seção ibero-americana da Associação Internacional de Escolas de Cinema e Televisão (CIBA-CILECT). Publicou EM BUSCA DE UM CINEMA EM FUGA (Ed. Perspectiva/ Fapesp, 2019), além de artigos e capítulos de livros no Brasil e na França.

Disciplinas

Estética do Audiovisual I, Estética do Audiovisual II, Projeto Temático Orientado, Pensamento Crítico nas Artes.

Projetos de Pesquisa

Cinema e Dança: Uma Análise dos Cruzamentos das Artes do Movimento em Dois Eixos

Em uma época de transbordamentos e hibridismos no campo do audiovisual, quando as fronteiras entre formatos, gêneros e linguagens encontram-se cada vez mais borradas, a movimentação ou “deformação” constante dos corpos e imagens, no palco como na tela, responderia a um apelo coreográfico que explica a presença do cinema e da dança em bienais, museus e galerias de arte. Pensaremos o contemporâneo a partir dessa convergência de formas de expressão do movimento, através de dois eixos de abordagem: ora focando no movimento como representação, ora como notação.

A Dança como Cinema, o Cinema como Dança

Ao longo das décadas, a dança filmada precisou se repensar como cinema, a fim de ultrapassar o mero registro de uma performance; assim como o cinema pôde reivindicar um caráter coreográfico, sobretudo ao abandonar a narrativa em favor de uma dança cinegênica. Logo, convém explorarmos, por um lado, a dança como cinema (a dança filmada, o filmedança, a videodança) e, por outro, o cinema como dança (a coreografia secreta do mundo revelada somente pelo cinema, e não para ele). Esta pesquisa (com auxílio FAPESP) foi complementada com estágio como pesquisador-visitante na NYU (2013-14).

Estudo e Estética do Audiovisual: O Movimento como Instrumento de Composição

Este estudo (com auxílio FAPESP) propõe a sistematização dos primeiros parâmetros daquilo que denomino Cinemática ou Ciência da Fuga: um instrumento teórico que pode servir como alternativa para análises e criações audiovisuais, tendo por base uma narrativa outra, fornecida pelos próprios corpos e formas em movimento, a partir de três tipos de modulações do movimento no cinema: tendência à imobilidade, oscilação entre mobilidade e imobilidade e tendência à mobilidade extrema.

Dos Métodos Gráficos a uma Ciência da Fuga como Forma de Análise do Movimento no Cinema

Esta pesquisa (com auxílio FAPESP) propõe um estudo do movimento no cinema, a fim de que se possam identificar algumas das modalidades desse movimento em relação a certos parâmetros do que denomino Cinemática ou Ciência da Fuga. Trata-se da segunda etapa de uma pesquisa, iniciada em 2008, com bolsa de pós-doutorado da FAPESP e supervisão do prof. Ismail Xavier, na ECA- USP, tendo sido complementada com estágio como pesquisador-visitante na Universidade Columbia (2012).

Publicações e Produções Científicas

BORGES, C. Em busca de um cinema em fuga: o puzzle, o mosaico e o labirinto como chaves da composição fílmica. São Paulo: Ed. Perspectiva/FAPESP, 2019, 352 p.

BORGES, C. “A representação do movimento e o duplo estatuto do corpo”. In: Revista Visuais, Unicamp, v. 7, n. 2, jul-dez 2021, p. 9-31. 3.

BORGES, C. “La danse comme cinéma, le cinéma comme danse”. In: FAUCON, T.; SAN MARTIN, C. (org.). Chorégraphier le film - Gestes, cadre, montage. Sesto San Giovanni: Mimésis (coleção Formes filmiques), 2019, p. 151-164. 4.

BORGES, C. “Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível”. In: Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 38, n. 35, São Paulo, 2011, p. 153-167. 5.

BORGES, C. “A mecânica do corpo e a inteligência da máquina”. In: SAURA, S. C.; ZIMMERMANN, A. C. (org.). Cinema e Corpo. São Paulo: Laços, 2016, p. 263-278.

Produções Artísticas ou Técnicas

Dobras - Curta Digital

DOBRAS - curta digital, 2018, Prêmio do Público no XXX Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Retrospectivas Agnès Varda - O Movimento Perpétuo do Olhar

Mostra no Cine Odeon-BR e nos CCBB-SP/BsB, 2006, Prêmio Jairo Ferreira do SESC-SP de Melhor Mostra de Audiovisual.

Primavera de Praga

PRIMAVERA DE PRAGA - curta 16mm, 1999, Menção Honrosa do Júri no XI Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Gaivotas

GAIVOTAS - curta, 35mm, 1997, Prêmio de Aquisição da Programadora Brasil.

Gangorra

GANGORRA (curta 16mm, 1996, Medalha de Bronze no Cineart Filmfest de Hamburgo, Alemanha)