CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Curta de ex-aluna conquista espaço em festivais

Sarah Tavares estreia na direção com Antes de Falar de Amor, filme que recebe prêmios, menção honrosa e exibições em festivais pelo Brasil

Comunidade

Graduada pelo Curso Superior do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA USP, a paulistana radicada em Belo Horizonte Sarah Tavares acaba de estrear na direção com o curta-metragem Antes de Falar de Amor, depois de quase dez anos de uma prolífica carreira como produtora e assistente de direção em cinema, televisão e publicidade.

Realizado graças aos recursos da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais, Antes de Falar de Amor conquistou prêmios já em sua fase de desenvolvimento: foi vencedor do Laboratório de Roteiro da 14ª Mostra CineBH e do 1º Concurso de Roteiro e Narrativa Vozes da Periferia, realizado pela ONG Contato, de Belo Horizonte, além de ter recebido uma Menção Honrosa no 24º Laboratório de Projetos do Festival Internacional Curta Cinema, no Rio de Janeiro. Agora finalizado, o curta-metragem foi exibido recentemente em dois festivais que vêm ganhando destaque no panorama cultural do interior do Brasil – e saiu premiado de um deles.

Sediado na cidade de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, o Curta Taquary chegou este ano a sua 15ª edição, realizada pela primeira vez de forma híbrida – on-line e presencial – entre os dias 16 e 22 de março. O festival exibiu 113 curtas-metragens, divididos em dez mostras temáticas que contemplam, por exemplo, filmes brasileiros, internacionais, infantis, universitários, de fantasia e ficção científica, ou focados na diversidade. O curta-metragem integrou a seleção da Mostra Primeiros Passos, dedicada a filmes de estreia de novos diretores, e ali conquistou o prêmio de Melhor Trilha Sonora, composta e executada por Vitor Santana e Bruno Mesquita.

Combinando imagens captadas em vídeo digital a outras feitas em película com uma câmera Super 8, Antes de Falar de Amor se vale da metalinguagem e do recurso ao “filme dentro do filme” – simulando tomadas documentais captadas por uma menina na casa de sua avó – para tratar de infância, amadurecimento e abuso

“Com sensibilidade em tema ainda pesado na sociedade e pouco lidado para quantidade de casos que subsistem, a diretora Sarah Tavares trabalha com ótima direção de atores e enquadramentos criativos tanto no filme Antes de Falar de Amor, quanto na filmagem dentro da história principal, feita com olhar mais poético, a partir do ponto de vista da criança, com cores sépia e com quadros mais fechados em closes e planos detalhes do universo dos infantes."

Filippo Pitanga, curador da Mostra Primeiros Passos do Curta Taquary

Arte de divulgação da sessão do filme Antes de Falar de Amor no Cine Pojichá. Sobre um fundo nas cores cinza e preto, destacam-se o nome e a sinopse do curta, o dia, horário e local da sessão e, no lado esquerdo, uma imagem da diretora Sarah Tavares, uma mulher branca de cabelos castanho escuros presos, que filma com uma câmera Super 8Em abril, o filme foi exibido na 6ª edição do Cine Pojichá – Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha , sediado na cidade de Teófilo Otoni, no norte de Minas Gerais. De caráter não competitivo, o evento exibiu dezessete curtas-metragens e dois longas-metragens brasileiros, entre filmes de ficção, documentários e animações. E Antes de Falar de Amor foi um dos contemplados por esta restrita seleção, enriquecendo a programação de um festival de cinema que tem o mérito de levar produção audiovisual de qualidade a uma região ainda bastante carente de alternativas culturais desse tipo.

Imagem de capa: Arte do Cine Pojichá sobre sessão do curta Antes de Falar de Amor. Fonte: reprodução / Cine Pojichá.

Notícias do