CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Egressos são contemplados no 6º Prêmio ABRA de Roteiro

Com diversos ex-alunos do CTR/ECA -USP entre seus concorrentes, premiação anual da Associação Brasileira de Autores e Roteiristas contempla egressos da escola nas categorias filme de comédia, obra infantil ou infanto-juvenil, série documental e roteirista do ano.

Comunidade

Foram anunciados na última quinta-feira, dia 14, em cerimônia realizada na Cinemateca Brasileira, os vencedores do 6º Prêmio ABRA de Roteiro, oferecido anualmente pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas em reconhecimento aos melhores trabalhos de dramaturgia audiovisual lançados ao longo do último ano. Havia mais de uma dezena de ex-alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP concorrendo ao prêmio em diversas categorias – e cinco egressos da Escola foram contemplados, inclusive com o prestigiado prêmio de Roteirista do Ano.

Curiosamente, na categoria com o maior número de obras escritas por ex-alunos do CTR/ECA-USP, a de Melhor Roteiro de Curta-Metragem, em que concorriam Jasmin Tenucci (da turma de 2004 do Curso Superior do Audiovisual) por Céu de Agosto, Júlia Fávero (Av2015) e Victoria Negreiros (Av2016) por Como Respirar Fora d'Água, e Érica Sarmet (doutoranda do PPGMPA) por Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, o prêmio não foi para um ex-ecano, e sim para o filme Chão de Fábrica, roteirizado por Nina Kopko e Tainá Mühringer.

Já a categoria de Melhor Roteiro de Obra Infantil e Infanto-Juvenil, que premia trabalhos voltados a este público-alvo, sejam eles de curta ou longa-metragem ou seriados, e tinha também três obras escritas em colaboração com ex-alunos do CTR, o prêmio acabou indo para o roteiro do longa-metragem Turma da Mônica: Lições, coescrito por Mariana Zatz (graduada pelo Curso Superior do Audiovisual na turma Av2009). Ainda concorriam nesta categoria Guilherme Freitas (Av2001), um dos roteiristas da série Clube da Anittinha, e Elena Altheman (Av2010), duplamente indicada por sua colaboração também em Clube da Anittinha e na série Irmão do Jorel.

Vencedor de melhor roteiro de obra infantil e infanto-juvenil - Turma da Mônica: Lições.

A categoria de Melhor Roteiro Adaptado de Longa-metragem tinha Jessica Candal Sato (da turma Av2002) entre seus indicados, por sua colaboração no roteiro de Eduardo e Mônica, mas o vencedor foi Meu Nome É Bagdá, escrito por Caru Alves de Souza e Josefina Trotta.
Já o prêmio de Melhor Roteiro de Filme de Comédia, dedicado apenas a longas-metragens do gênero, foi para Denis Nielsen e Vitor Brant, ambos da turma Av2002. Na mesma categoria também concorria Bia Crespo (Av2008) por sua parceria com Flávia Guimarães no roteiro do longa A Sogra Perfeita. Premiado como melhor roteirista de filme de comédia, Denis Nielsen, por sua vez, também estava indicado em Melhor Roteiro de Série de Ficção – Drama, por Sintonia, na qual atuou como chefe de roteiro de uma sala que contava também com Guilherme Freitas (Av2001) – e em categoria que também era disputada por Cidade Invisível, série que teve entre seus roteiristas Felipe Sant'Angelo (da última turma do antigo curso de Cinema e Vídeo da ECA-USP), Cauê Laratta (Av2007), Ludmila Naves (Av2008), Rodrigo Batista (Av2003) e Andrea Yagui (Av2001).

Vencedor de melhor roteiro de filme de comédia - Cabras da peste.

O prêmio de Melhor Roteiro de Série Documental também foi para ex-alunos do Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP: Ludmila Naves (Av2008) e Arthur Warren (Av2003) estavam entre os roteiristas da série O Caso Evandro, da Globoplay, escrita em parceria com Angelo Defanti e Tainá Muhringer, com a colaboração de Ivan Mizanzuk.

Vencedor de melhor roteiro de série documental - O Caso Evandro.
Vencedor de melhor roteiro de filme de comédia - Cabras da peste.

Graduada em Audiovisual pela ECA-USP e pós-graduada em roteiro para séries de TV pela UCLA (EUA), Ludmila Naves não levou para casa apenas o prêmio por seu trabalho na série documental: foi contemplada também com Prêmio Paradiso, concedido à/ao Roteirista do Ano. Fruto de uma parceria da ABRA com o Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich de apoio a talentos do audiovisual nacional, o reconhecimento como Roteirista do Ano lhe garante também um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro e sua inclusão na Rede Paradiso de Talentos, um banco de profissionais do audiovisual incentivado pela instituição por meio de bolsas, intercâmbios, seminários e mentorias. Além de O Caso Evandro, Naves também foi roteirista de séries como Juacas, do canal Disney; Gaby Estrella, do Gloob; Onisciente e Cidade Invisível, da Netflix; e As Five, da Globoplay. Mais recentemente, escreveu o podcast Crime e Castigo, da Rádio Novelo, e colaborou em Altamira, de Ivan Mizanzuk.

Vencedor roteiristas do ano prêmio paradiso.

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP orgulhosamente parabeniza seus ex-alunos e ex-alunas indicados e premiados no 6º Prêmio ABRA de Roteiro pelo reconhecimento a seus inegáveis talentos.

Notícias do