Grupo de pesquisa faz acordo com o maior acervo publicitário do Brasil
Estudantes e professores da Universidade podem acessar, gratuitamente, peças publicitárias brasileiras realizadas a partir de 2000

Imagem: reprodução/Arquivo da Propaganda
O Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (Lab_4C) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) firmou um acordo para uso de dados do Arquivo da Propaganda, empresa com o maior acervo publicitário do país. Discentes e docentes da USP podem acessar, de maneira gratuita, peças publicitárias brasileiras datadas a partir do ano 2000. O acervo se divide em diferentes mídias, como a internet, com vídeo e imagem, jornais, outdoors, rádio, revistas e TV.
Leandro Leonardo Batista, professor do CRP, integra a equipe do laboratório e conta que a busca por peças publicitárias e as análises destes conteúdos — fundamentais para diversas atividades acadêmicas — têm sido facilitadas com o acesso ao Arquivo.
“Sem esse acesso gratuito as pesquisas acabam por ter um custo muito alto, que geralmente é pago pelo pesquisador, o que limitava muito a quantidade de peças analisadas. Mesmo considerando que o acesso gratuito abrange apenas uma parte dos dados, a partir do ano 2000, ainda assim serve como uma fonte segura de material de pesquisa para os alunos de Publicidade e de outras áreas”, conta.
O professor frisa que o acordo não se restringe à comunidade ecana, sendo, portanto, válido para toda a Universidade. Estudantes dos cursos de Administração e História, por exemplo, já procuraram o laboratório em busca do acervo.
O acesso ao Arquivo da Propaganda é feito na sede do Lab_4C — sala 27 do CRP — após agendamento da visita pelo e-mail lab_4c@usp.br.
Imagem de capa: montagem com duas peças publicitárias do Arquivo da Propaganda