CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Grupo de pesquisa faz acordo com o maior acervo publicitário do Brasil

Estudantes e professores da Universidade podem acessar, gratuitamente, peças publicitárias brasileiras realizadas a partir de 2000

Vida acadêmica
Propaganda na parte traseira de um ônibus. A peça publicitária tem fundo azul e mostra  quatro produtos para roupas, como amaciantes. Dois  aviões e o texto  "Promoção dos Sonhos” estão acima dos produtos. Outras informações sobre os prêmios da promoção também aparecem, na parte inferior  da peça.
Busdoor, peça publicitária Promoção dos Sonhos, da marca Sonho.
Imagem: reprodução/Arquivo da Propaganda

O Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (Lab_4C) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) firmou um acordo para  uso de dados do Arquivo da Propaganda, empresa com o maior acervo publicitário do país. Discentes e docentes da USP podem acessar, de maneira gratuita, peças publicitárias brasileiras datadas a partir do ano 2000. O acervo se divide em diferentes mídias, como a internet, com vídeo e imagem, jornais, outdoors, rádio,  revistas e TV.

Leandro Leonardo Batista, professor do CRP, integra a equipe do laboratório e conta que a busca por peças publicitárias e as análises destes conteúdos —  fundamentais para diversas atividades acadêmicas — têm sido facilitadas com o acesso ao Arquivo.

“Sem esse acesso gratuito as pesquisas acabam por ter um custo muito alto, que geralmente é pago pelo pesquisador, o que limitava muito a quantidade de peças analisadas. Mesmo considerando que o acesso gratuito abrange apenas uma parte dos dados, a partir do ano 2000, ainda assim serve como uma fonte segura de material de pesquisa para os alunos de Publicidade e de outras áreas”, conta.

O professor frisa que o acordo não se restringe à comunidade ecana, sendo, portanto, válido para toda a Universidade. Estudantes dos cursos de Administração e História, por exemplo, já procuraram o laboratório em busca do acervo.

O acesso ao Arquivo da Propaganda é feito na sede do Lab_4C —  sala 27 do CRP — após agendamento da visita pelo e-mail lab_4c@usp.br.

Imagem de capa: montagem com duas peças publicitárias do Arquivo da Propaganda