corredor do prédio do CCA

CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Criado em 1967, e integrado originalmente por professores vinculados, em sua maioria, às áreas da Linguagem e das Ciências Humanas, o Departamento de Comunicações e Artes (CCA) abrigou duas missões distintas ao longo da história da ECA. De sua constituição até o início dos anos 90, respondeu pela formação básica de todos os alunos da Escola, oferecendo as disciplinas curriculares de fundamentação teórica (ministrando, desta forma, 50% do currículo dos cursos da ECA).

Merecem referência na história do CCA os cursos de extensão animados por seus professores e orientandos. Em seu conjunto, tais atividades alcançaram mais de 30 mil interessados nos últimos doze anos. Entre estes cursos, dois tornaram-se paradigmáticos por representarem um ponto de equilíbrio entre a pesquisa e sua aplicação em políticas públicas: o curso presencial Educom.rádio, desenvolvido entre 2001-2004 para 11 mil professores e alunos vinculados a 455 escolas do ensino fundamental de São Paulo e o curso a distância Mídias na Educação, oferecido, atualmente, em parceria com o MEC e UFPE, atendendo professores das redes estadual e municipais de educação de São Paulo, com uma média 10 mil matriculados desde o início do projeto, em 2006.

Na área da Cultura e Extensão, o CCA é considerado um dos departamentos mais produtivos de toda a universidade. Desde 1993, implementa um Curso lato sensu em Gestão da Comunicação, em nível de especialização, que já formou aproximadamente 600 gestores. Em 2012, iniciou a primeira turma do Curso de pós-graduação lato sensu em Educomunicação. Em 1994 surgiu a Revista Comunicacão & Educação, que completa 21 anos de circulação ininterrupta se encontrando entre as primeiras do gênero em consultas por mestrandos e doutorandos da área da comunicação, em todo o país.

Licenciatura em Comunicação

Os esforços do departamento vêm sendo reconhecidos e legitimados por meio da adoção do conceito e da prática da educomunicação como política pública, nos âmbitos do legislativo e do executivo, nos níveis federal, estadual e municipal.

A partir de 2004, por exemplo, a cidade de São Paulo passou a contar com um dispositivo legal (Lei 13.941) que estabelece a prática educomunicativa como meta a ser alcançada pelas diversas secretarias do município. Em nível federal, o Ministério do Meio Ambiente adota, desde 2005, o paradigma educomunicativo como orientação para seu programa de educação ambiental. Em 2010, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAME) reafirmou esta política. Por seu turno, o Ministério da Educação incluiu entre os macrocampos do Programa Mais Educação, o conceito da educomunicação, como opção de registro para a outorga de auxílio na implementação de projetos inovadores no ensino médio, atendendo, até o momento, mais de 3.500 escolas em todo o país.

A Licenciatura em Educomunicação, instalada em fevereiro de 2011, representa a mais importante contribuição do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) para a área da graduação da ECA/USP. A nova proposta transdisciplinar é oferecida no período noturno, acolhendo 30 novos estudantes a cada ano. O projeto abre um campo diferenciado de atuação para um novo profissional: o educomunicador, a quem caberá a prática docente (professor de comunicação para o Ensino Médio) assim como o exercício de consultorias junto aos órgãos governamentais, à mídia, ao sistema educacional (fundamental, médio e superior) e ao terceiro setor, em áreas relacionadas às diferentes interfaces entre comunicação, tecnologias de informação, artes e educação. O educomunicador converte-se num pesquisador permanente dos fenômenos na interface comunicação/educação.

Em 2015, a licenciatura que havia sido aprovada em 2009 e instalada em 2011,  recebeu o reconhecimento por parte do Conselho Estadual de Educação. A publicação está disponível no Diário oficial do dia 9 de abril de 2015.

Hoje, além da licenciatura, o CCA oferece disciplinas, nas áreas de competência de seus docentes, aos diferentes cursos de graduação da Escola, mediante o atendimento a aproximadamente 1300 matrículas de alunos da Escola e da própria USP, a cada semestre. Os mesmos professores atuam, como pesquisadores e orientadores, em três diferentes programas de pós-graduação, a saber: (1) Ciências da Comunicação; (2) Integração da América Latina e (3) Interunidade em Estética e História da Arte), destacando-se, na ECA, pelo volume de sua produção acadêmica.