estudantes da eca em estúdio de gravação

CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

ALTERJOR – Jornalismo Popular e Alternativo

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) reúne professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que se interessem em desenvolver estudos e pesquisas em jornalismo popular e alternativo. Define-se como jornalismo popular as práticas jornalísticas realizadas em organizações de movimentos sociais e populares que tenham, como objetivos centrais, a socialização de temáticas relacionadas à defesa da cidadania e do protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. O jornalismo alternativo classifica experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar e debater assuntos fora da pauta da grande mídia.

Líder do grupo: Luciano Victor Barros Maluly
                              Dennis de Oliveira

CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura

O CELACC desenvolve projetos em duas linhas de pesquisa: Comunicação e cultura na América Latina e Processo de produção, circulação e fruição de bens culturais na América Latina. Nessas duas linhas, realiza pesquisas, cursos, seminários, publicações e outras atividades de natureza acadêmica. Também promove a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa. Atualmente, desenvolve o projeto Movimentos Sociais, Comunicação, Cultura e Território na América Latina que analisa as experiências dos movimentos sociais no Brasil, Argentina, Colômbia.

Líder do grupo: Dennis de Oliveira

Clique e acesse a página do grupo.

COM+ – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais

Criado em 2006, o grupo discute e produz conteúdos em comunicação, mídia e jornalismo digitais, sendo um de seus objetivos promover a aproximação entre a prática e a reflexão teórica. O COM+ reúne-se periodicamente para discutir temais atuais da comunicação digital. Seus membros apresentam os resultados de suas pesquisas em congressos e viagens de pesquisa que fazem avançar seus temas de interesse. O grupo desenvolve pesquisas nas áreas de políticas e estratégias, comunicação digital, tecnologias da comunicação e redes interativas.

Líder do grupo: Elizabeth Nicolau Saad Corrêa

Clique e acesse a página do grupo.

Crítica de Mídia e Práticas Culturais

O grupo de pesquisa tem como principal motivação a necessidade de fortalecer a reflexão acadêmica sobre teorias e procedimentos da crítica de mídia no Brasil, buscando o diálogo com experiências de pesquisadores de outros países. Tem como objetivo investigar, problematizar e sistematizar possíveis modos de apreciação de diferentes objetos midiáticos. Toma como referência as teorias da comunicação e do jornalismo, os estudos da linguagem e do discurso, as práticas midiáticas, as narrativas audiovisuais, impressas, sonoras e digitais, as expressões estéticas, os imaginários e as representações culturais. De larga abrangência empírica, as pesquisas voltam-se para os estudos da televisão, cinema, internet, rádio, jornais, revistas e outros gêneros discursivos.

Líderes do grupo: Rosana de Lima Soares
                                   Gislene da Silva

Curta Ciência! - Jornalismo Científico, Divulgação e Comunicação da Ciência no contexto contemporâneo

Grupo que reúne especialistas, pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado dedicados a investigações nas linhas de pesquisa de História e Práticas da Comunicação da Ciência e Inovações e Narrativas Midiáticas da Ciência.

Líder do grupo: André Chaves de Melo Silva

Clique e entre em contato com o grupo.

Epistemologia do Diálogo Social

Desde 1986, o grupo dedica-se à reflexão e à prática da dialogia nas sociedades democráticas contemporâneas, sobretudo, no que diz respeito ao papel do mediador-autor, aquele que colhe e articula os sentidos coletivos e se reporta aos acontecimentos do presente. Ao acompanhar as capacidades éticas, técnicas e estéticas dos mediadores-autores (comunicadores sociais, cientistas e educadores), as pesquisas do grupo, com uma perspectiva inter e transdisciplinar, atravessam a profissionalização e os rumos do jornalismo, passando pelos desafios paradigmáticos da relação entre ciência e sociedade e pela prática das narrativas da contemporaneidade.

Líder do grupo: Cremilda Celeste Medina

Clique e acesse a página do grupo.

JDL – Jornalismo, Direito e Liberdade

O grupo investiga as interfaces do jornalismo, da filosofia política e do direito. Entre os seus objetivos está desenvolver pesquisas teóricas sobre os fundamentos éticos do jornalismo na democracia e suas expressões concretas na história brasileira; promover estudos sobre a teoria e a prática dos códigos de ética, manuais de redação e outros mecanismos de autorregulação que têm por finalidade o bom exercício do ofício jornalístico; estudar e monitorar as violações à liberdade de imprensa e às liberdades de informação e comunicação num sentido amplo e estudar e monitorar as distorções resultantes de desvio de gestão ou de institucionalização da máquina pública.

Líderes do grupo: Vitor Souza Lima Blotta
                                  Bruno Paes Manso

Clique e acesse a página do grupo.

JORCOM – O Jornalismo na Comunicação Organizacional

O JORCOM tem como objetivos principais: a) realizar pesquisas que tenham como objeto a contribuição do jornalismo à comunicação organizacional; b) editar livros, e-books e artigos sobre o tema; c) organizar eventos (seminário, workshop e cursos) com adesão às linhas de pesquisa e participar de eventos promovidos por terceiros (universidades, empresas, sindicatos, associações). O grupo atua em duas linhas de pesquisa principais: O jornalismo como processo estratégico nas empresas e organizações e O jornalismo na formação da imagem e da reputação das empresas e organizações.

Líder do grupo: Wilson da Costa Bueno

Clique e acesse a página do grupo.

MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas

Grupo de pesquisa voltado para os estudos de linguagem aplicados às produções das mídias em geral e, em particular, ao acompanhamento das disciplinas de graduação e pós-graduação, focadas no jornalismo e nas mídias em seus diferentes produtos e formatos verbais, visuais e audiovisuais.

Líderes do grupo: Rosana de Lima Soares
                                  Mayra Rodrigues Gomes

Clique e acesse a página do grupo.

NEINB - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro

Tem por objetivos criar uma forma permanente de diálogo entre estudiosos, pesquisadores, docentes da USP e de outras instituições interessadas nas questões relacionadas ao segmento negro da sociedade brasileira e realizar pesquisas e atividades de extensão sobre temas que se entrelacem com a questão do negro no Brasil e no exterior incorporando diferentes aspectos da diáspora africana.

Líder do grupo: Ricardo Alexino Ferreira

Clique e acesse a página do grupo.

OBCOM – Liberdade de Expressão: Discurso, Hegemonia e Classificação Indicativa

O OBCOM é um núcleo interdisciplinar de apoio à pesquisa que se dedica ao estudo da liberdade de expressão e da censura nas artes e nos meios de comunicação. Como observatório sobre o tema da censura, o OBCOM monitora casos de restrição à livre expressão na atualidade, reunindo notícias, documentos e publicações. O OBCOM é também uma rede colaborativa entre departamentos e unidades da USP, congregando pesquisadores de diferentes perfis interessados pelo tema da censura e tornando possível o compartilhamento de pesquisas, a troca regular de reflexões e a promoção de debates.

Líderes do grupo: Mayra Rodrigues Gomes
                                  Andrea Limberto Leite

Clique e acesse a página do grupo.