CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Aula inaugural de Jornalismo aborda caso emblemático do WikiLeaks

Natalia Viana, jornalista da Agência Pública, falará a partir de seu livro O Vazamento 


AGENDA

Liberdade de imprensa, jornalismo investigativo, perseguições políticas, como a de Julian Assange, e o papel de profissionais de jornalismo na atualidade estão entre os temas da aula aberta que acontecerá no dia 21 de março, às 10h, no Auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). A discussão terá como base o livro O Vazamento: memórias do ano em que o WikiLeaks chacoalhou o mundo, lançado em 2024, com presença da autora Natalia Viana, diretora da Agência Pública.

Cartaz predominantemente azul claro, com detalhes sutis em braco à esquerda e à direita, com destaque para uma foto em moldura circular à direita de Natália Viana, uma mulher branca de batom vermelho olhando para a câmera. Seu cabelo longo, cacheado e castanho, com corte lateral. Ela usa uma blusa cacharrel vermelha e um blazer cinza. Estão distribuídos no cartaz os nomes dos demais participantes, informações de horário, local e logotipos de realização e apoio.
Imagem: divulgação/ CJE.

No livro, Natalia relata sua experiência com a equipe do WikiLeaks, em um momento da história em que discussões acaloradas sobre liberdade de expressão tomaram a mídia, sobretudo a internet. 

O debate contará com a participação do professor Eugênio Bucci, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), e do professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). A mediação será do professor Vitor Blotta, também do CJE.

 

Serviço

Jornalismo Investigativo Internacional no século XXI: discussão sobre o livro O vazamento, de Natalia Viana

Data: 21 de março de 2025

Horário: 10h

Local: Auditório Freitas Nobre (CJE) 

Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

Agenda de Eventos