Institucional



Nota da Direção pelo falecimento da professora Sarah Chucid da Viá

COMUNICADOS
Foto em preto e branco de uma mulher branca, de cabelos lisos e curtos e olhos claros. Ela olha diretamente para a câmera com um ligeiro sorriso.
Sarah Chucid da Viá foi professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) entre 1969 e 1991. Foto: Acervo pessoal

É com imenso pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento da professora Sarah Chucid da Viá, ocorrido no dia 23 de abril de 2025, aos 88 anos.

O velório será realizado nesta quinta-feira, 24 de abril, das 14h às 16h, no Cemitério São Pedro (Av. Francisco Falconi, 887 – Vila Alpina, São Paulo). A cremação ocorrerá em seguida, no Crematório Vila Alpina.

Professora titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Sarah ingressou na ECA em 1969 e permaneceu na unidade até 1991, ano de sua aposentadoria. Foi chefe de departamento e teve atuação destacada como docente em disciplinas voltadas à opinião pública e à pesquisa de opinião, além de ter orientado gerações de pesquisadoras e pesquisadores, entre os quais estão as professoras da ECA Margarida Kunsch e Maria Immacolatta Vassalo Lopes.

Foi uma das primeiras doutoras em Ciências da Comunicação pela ECA, titulando-se em 1973, com livre-docência em 1980. Reconhecida por sua contribuição à metodologia em comunicação, publicou obras como Televisão e consciência de classe (1977) e Opinião pública – técnicas de formação e problemas de controle (1983).

Em seu memorial para o concurso de professora titular, escreveu:

 

'Convenci-me de minha identidade com o magistério superior, do desejo incontido de prosseguir na pesquisa social e fiz desta descoberta a minha profissão de fé e o meu desafio permanente.'

 

A Diretoria da ECA expressa seus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos, ex-alunos e colegas do CRP.

 

Diretoria da ECA

 

Notícias