estudantes do crp em sala de aula

CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas

A partir de contexto interdisciplinar, o grupo desenvolve pesquisas que buscam associar aspectos da Comunicação e das Ciências Cognitivas em todos os seus desdobramentos e aplicações – neurociências, estudos de psicologia social e experimental e áreas afins – a partir do viés publicitário. Com base em delineamentos experimentais, as pesquisas do grupo buscam demonstrar as influências cognitivas ocasionadas pela publicidade no consumidor e em pesquisas de mercado. As contribuições do grupo são observadas nos estudos do comportamento do consumidor, pesquisas de mercado e aplicações em marketing.

Líderes do grupo: Leandro Leonardo Batista
                                  Altay Alves Lino de Souza

Clique e acesse a página do grupo.

ARC2 – Estudos Antirracistas em Comunicação e Consumos

O grupo de pesquisa reúne pesquisadores e estudantes dedicados a estudos antirracistas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado que colaborem para o enfrentamento e a superação do racismo em nossa sociedade. O livro Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios, organizado pelos líderes do grupo, é um exemplo da produção do ARC2, com mais de 5 mil downloads no Portal de Livros Abertos da USP.

Líderes do grupo: Leandro Leonardo Batista
                                  Francisco Leite

CECORP – Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas

O grupo reúne pesquisadores em torno de linhas temáticas da Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São objetivos do CECORP: realizar pesquisas teóricas e empíricas relacionadas com as linhas temáticas propostas a fim de contribuir para maior intervenção nas práticas comunicativas nas esferas governamental, pública e privada; criar espaços institucionais para fomentar maior intercâmbio acadêmico por meio de trocas de experiências de estudos em andamento; e construir um banco de dados da produção científica de referência para os estudos epistemológicos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Líder do grupo: Margarida Maria Krohling Kunsch

Clique e acesse a página do grupo.

GEIC – Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação

O GEIC reúne pesquisadores em comunicação visual, design e artes visuais em torno do estudo e análise das imagens funcionais, ou seja, imagens cumprem funções comunicativas na mídia e/ou no ambiente social, especialmente as de sinalização, promoção marcária e divulgação científica. O grupo leva a discussão sobre usos da imagem gráfica na comunicação social para circuitos mais amplos de difusão, participando de eventos especializados em comunicação e design.

Líderes do grupo: Sandra Maria Ribeiro de Souza
                                   Wagner Souza e Silva

Centro Internacional de Pesquisa Atopos

O ATOPOS é uma rede internacional de pesquisa formada por pesquisadores de diversas áreas que, em diversos países, investigam o impacto das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade atual. Tem como objetivo a produção de conhecimento transdisciplinar e inovador, assumindo os compromissos de formar pesquisadores, de produzir publicações e de estender e compartilhar os resultados de suas investigações por meio de um diálogo com os mais variados setores da sociedade. O ATOPOS conta com pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação procedentes das áreas de Ciências Sociais, Comunicação, História, Arquitetura, Biologia, Filosofia, Física e Educação.

Líderes do grupo: Massimo Di Felice
                                  Waldenyr Caldas

Clique e acesse a página do grupo.

GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo

Criado em 2007, o GESC3 reúne as investigações de vários pesquisadores, desde projeto de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias até dissertações, teses e pesquisas de pós-doutorado. Busca refletir sobre os fenômenos da comunicação e do consumo, atravessados pelas teorias semióticas em diálogo com a antropologia, a psicanálise e, mais recentemente, com a inteligência artificial e os algoritmos. Para isso, tem atuado em diferentes instâncias acadêmicas e políticas do campo, por exemplo, na participação de grupos de trabalho em congressos, na oferta de cursos de extensão, na edição do periódico Signos do Consumo e na organização de eventos acadêmicos.

Líderes do grupo: Maria Clotilde Perez Rodrigues
                                  Eneus Trindade Barreto Filho

CETES – Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social

O CETES desenvolve estudos dedicados ao desenvolvimento do turismo, além de prestar consultoria, organizar eventos nacionais e internacionais nas linhas de pesquisa propostas; oferecer cursos de extensão; e produzir e compartilhar conteúdos para profissionais de turismo. As atividades do grupo contam com o envolvimento de alunos da graduação e da pós-graduação e de pesquisadores de pós-doutorado, além da presença de profissionais e pesquisadores de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Líderes do grupo: Karina Toledo Solha
                                  Debora Cordeiro Braga

Clique e acesse a página do grupo.

Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas

O grupo de pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos por meio de pesquisa aplicada nas áreas e subáreas da gestão, economia, comunicação, estratégia, inovação, tecnologia, empreendedorismo e marketing, que é vinculada a atividades criativas e de experiência em setores como turismo, hospitalidade, lazer, hospedagem, viagens, eventos, dentre outros. Envolve duas linhas de pesquisas: Estratégia, stakeholders, valor, estudos do futuro, marketing, competitividade e transformação digital e Inovação tecnológica, empreendedorismo e sustentabilidade.
Líderes do grupo: Paulo Henrique Assis Feitosa
   Benny Kramer Costa

Imaginatur – Imagens da Natureza

O grupo Imaginatur busca estudar as imagens representativas ou materiais da natureza, do ponto de vista da produção visual, englobando tanto as imagens da arte, como as do design e da comunicação. Criado em 2014, o grupo já organizou seminários, participou de performances, publicou artigos em periódicos e realizou as exposições Naturantes (2014), no Paço das Artes, Imagens da Natureza (2017), no EdA – Espaço das Artes, e Sinapses, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2017) e na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES (2018), estas duas últimas em colaboração com o grupo 3P da Universidade Federal do Espírito Santo.

Líderes do grupo: Hugo Salinas Fortes Júnior
                                  Marcos Paulo Martins de Freitas

Inovação e Mercado de Viagens e Turismo

O grupo desenvolve estudos sobre novos modelos de gestão adotados para a manutenção de negócios em um ambiente globalizado, informatizado e competitivo. Além de pesquisas acadêmicas, busca-se atender expectativas do mercado quanto à indicação daquilo que tem sido implantado no mundo e no Brasil como processos, produtos e ações inovadoras para incrementar negócios de viagens e turismo. Outra ação do grupo é a aproximação com associações empresariais e órgãos governamentais para fortalecer laços, trabalhar de forma cooperativa e viabilizar de pesquisa de interesses comuns. São três linhas de pesquisa: Cooperação e Competição; Informação e Comunicação e Processos e Produtos.

Líder do grupo: Débora Cordeiro Braga

Turismo Urbano e Meio Ambiente

O grupo dedica-se aos estudos do Turismo Urbano, em que procura refletir sobre turismo nas metrópoles e o seu processo de gestão. Nesse sentido, investiga as possibilidades de gerenciamento do Turismo Urbano associado às áreas de proteção ambiental. São quatro linhas de pesquisa: Turismo e Lazer em cidades; Turismo e paradiplomacia das cidades; Turismo Urbano e Tecnologias; e Turismo, Cidades e Unidades de Conservação.

Líderes do grupo: Reinaldo Miranda de Sá Teles
                                  Debora Cordeiro Braga