Institucional



Nota da Direção da ECA pelo falecimento do professor Jean-Claude Bernardet

COMUNICADOS
Foto em preto e branco de um homem branco, de cabelos brancos, curtos e lisos e barba rala e branca, Ele veste uma camiseta preta, olha para o lado e sorri.
Jean-Claude Bernardet, professor emérito da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

É com grande pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP comunica o falecimento do professor emérito Jean Claude Georges René Bernardet, ocorrido neste sábado, 12 de julho, aos 88 anos.

O velório será realizado neste domingo, 13 de julho, no foyer Grande Otelo da Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo), das 13h às 17h. Em seguida, ocorrerá a cerimônia de cremação no Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437 – Vila Alpina, São Paulo).

Figura fundamental para a compreensão do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet teve papel central no ensino e na reflexão crítica sobre o audiovisual no país, influenciando gerações de cineastas, pesquisadores e estudantes.

Tornou-se professor da ECA em 1967, após breve passagem pela Universidade de Brasília. Em 1969, foi aposentado compulsoriamente pelo regime militar, retornando à docência no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) apenas em 1980, com a anistia, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1997. Foi doutor pela ECA e recebeu o título de professor emérito em 2012.

Crítico, pensador, roteirista, cineasta, ator e autor de obras referenciais — como Brasil em Tempo de Cinema (1967), Trajetória Crítica (1978), O Que é Cinema (1980) e Cineastas e Imagens do Povo (1985) — construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável e por uma inquietação intelectual permanente.

A Diretoria da ECA manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do CTR. Que suas ideias e ações permaneçam vivas na história do cinema e da universidade brasileira.
 

Diretoria da ECA-USP
 
Notícias