estudantes do crp em sala de aula

CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

O CRP desenvolve atividades de cultura e extensão em diferentes frentes: possui ampla oferta de cursos de especialização nas áreas de comunicação, promove eventos acadêmicos abertos ao público e desenvolve projetos com organizações do primeiro, segundo e terceiro setores.

Eventos e cursos de extensão
Cursos de especialização

Consulte aqui nossos cursos de pós-graduação lato sensu.

Cursos de difusão e aperfeiçoamento

Com carga horária mínima de 180 horas, o Curso de Aperfeiçoamento é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, ministrado somente a alunos graduados. Já os Cursos de difusão têm carga horária mínima de 4 horas e se destinam ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.

Eventos nas áreas de comunicação e turismo

O CRP promove encontros regulares sobre Comunicação, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo, abertos ao público. É o caso dos eventos: Revirada Cultural, evento que promove 24 horas ininterruptas de atividades culturais, e a Semana do Turismo, organizado anualmente por alunos do curso.

Projetos com organizações do primeiro, segundo e terceiro setores
Ongaria

A Ongaria é a vitrine do terceiro setor que vende ideias de como viver melhor em sociedade. A proposta do projeto é proporcionar uma troca entre estudantes e organizações sociais, levando-as até a sala de aula. Os alunos utilizam recursos de audiovisual, da animação e de desafios interativos ajudar as pessoas a entender melhor o terceiro setor. Público-alvo: organizações do terceiro setor.

Consultoria em Turismo para municípios paulistas

O Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES) colabora com o programa USP Municípios, cujo propósito é construir parcerias com municípios paulistas para o incremento de políticas públicas que resultem em desenvolvimento sustentável. O centro atua em atividades de consultoria e suporte técnico junto às prefeituras e secretarias de turismo do Estado de São Paulo. Desenvolve também materiais de apoio a gestores públicos de turismo.

Para mais informações, consulte a página do Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social.

Projetos experimentais de Relações Públicas

Trabalhos aplicados com fundamentação teórico-prática, destinados a organizações e entidades dos três setores: governo, iniciativa privada e terceiro setor. Consiste no desenvolvimento de um projeto global de Relações Públicas para uma determinada organização. Do ponto de vista didático-pedagógico, visa a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diferentes disciplinas cursadas nos quatro anos. Os projetos têm duração de dois semestres, sendo apresentados ao “cliente” no final de cada ano, que participa da banca examinadora.

Projetos experimentais de Publicidade e Propaganda

Consiste no desenvolvimento de uma campanha publicitária para uma marca real, existente no mercado, na forma de projeto experimental. O objetivo é aplicar o conhecimento técnico e o pensamento estratégico adquiridos por meio das disciplinas obrigatórias do curso de Publicidade e Propaganda. O resultado é apresentado no final do segundo semestre, podendo variar a cada ano.

Projetos interdisciplinares de Turismo

Com duração de um ano e meio, consiste no desenvolvimento de uma solução para problemas do universo real do turismo. Nesse sentido, busca consolidar elo entre o curso, a comunidade e o estudante, dotando-o do instrumental prático e teórico indispensável ao desempenho de sua futura atividade profissional e às exigências do mercado. O resultado é apresentado no final do segundo semestre, podendo variar a cada ano.

Para mais informações, consulte a página do curso de Turismo.

Guilda de Turismo

Projeto de tutoria para inserção profissional de alunos e egressos do bacharelado em Turismo na área de planejamento e gestão de destinos, funcionando como uma consultoria turística. A iniciativa prevê o atendimento de diferentes demandas de trabalho por órgãos e organizações ligadas ao planejamento e gestão do Turismo nas esferas municipais e estaduais. Inscrições e solicitações de propostas de serviços no site do projeto.

Iniciativas estudantis
Agência de Comunicações Jr.

A ECA Jr. É a empresa júnior dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo. Oferece serviços de comunicação a pequenos empreendedores e a empresas de grande, médio e pequeno porte. Também realiza eventos dentro e fora da USP.

Serviços oferecidos:
Turismo: planejamento turístico, organização de eventos, pesquisa de opinião, oferta e demanda, branding, plano diretor de turismo, estudo de viabilidade, roteiro turístico, formatação de produtos, análise de segmentação turística, marketing turístico, place branding, análise de concorrência.
Relações Públicas: consultoria de comunicação, assessoria de marca, conteúdo editorial, marketing de ativação, gestão de imagem e reputação, identidade de marca e relacionamento, gerenciamento de mídia, marketing digital, assessoria de imprensa, marketing de ativação.
Publicidade e propaganda: criação de logo, produção de material gráfico e on-line, identidade visual, naming, logo, layout de site, criação de hotsite, layout de aplicativo, criação de conteúdo e posts, campanha visual, anúncio publicitário, planejamento de mídia, planejamento de comunicação, edição de vídeo, animação, stop motion, motion graphics, capa e contra-capa de livro, e-mail marketing e newsletter, design de catálogo de produtos, ou cardápio, design de embalagens.

Rosa dos Ventos

Projeto de turismo social dos alunos do curso de Turismo. O Rosa dos Ventos organiza e realiza viagens e passeios de cunho educativo, sem nenhum custo aos participantes, e também realiza abordagens associadas a questões ecológicas, sociais, culturais e históricas dos locais visitados. Informações: www.facebook.com/rosadosventos.usp.

ECA Social

Entidade sem fins lucrativos gerida por alunos do CRP para atender o terceiro setor.