CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Longa de estreia de ex-aluno é premiado no maior festival de animação do mundo

Inspirado no personagem Bob Cuspe e outras criações do cartunista Angeli, filme de Cesar Cabral obteve prêmio no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy

Comunidade

No dia 19 de junho, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, mais tradicional e importante evento anual dedicado ao gênero, anunciou os premiados de sua 60ª edição. Inteiramente realizado em stop-motion (técnica de animação de bonecos e objetos) e inspirado na vida e obra do cartunista paulistano Angeli, Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente foi contemplado com o prêmio de Melhor Filme da mostra paralela Contrechamp.

Assim como acontece no Festival de Cinema de Cannes, o festival de animação da cidade francesa realiza mostras paralelas à seção competitiva principal. Criada em 2019, a Contrechamp reúne longas-metragens adultos e substitui a seleção de filmes hors concours, fora da mostra principal. A mudança, nas palavras dos organizadores do festival, deve-se ao “considerável desenvolvimento da produção de longas-metragens [de animação] globalmente.”

Com direção de Cesar Cabral, ex-aluno do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente mistura ficção com documentário e coloca o famoso personagem punk esverdeado de Angeli (dublado por Milhem Cortaz) para interagir com seu criador. Outras criações do cartunista também surgem em versões animadas, incluindo Rê Bordosa (na voz de Grace Gianoukas), Rhalah Rhikota (André Abujamra) e os Irmãos Kowalski (Paulo Miklos).

Cena do filme Bob Cuspe - Nós não gostamos de gente
Foto: Divulgação/Coala Filmes

Formado no curso de Cinema e Vídeo da ECA (atual Curso Superior do Audiovisual), Cesar Cabral já trabalhou anteriormente com o universo de Angeli – no premiado curta-metragem Dossiê Rê Bordosa (2008) e na série de TV Angeli The Killer, exibida pelo Canal Brasil em 2017. Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente é seu primeiro longa-metragem e a premiação no prestigiado festival francês, um atestado da qualidade de seu trabalho. “Receber esse prêmio de Annecy demonstra a maturidade, não só da animação, mas da produção audiovisual brasileira. Estamos levando nossa cultura para o mundo e demonstrando que somos capazes de ir muito longe” – afirmou o diretor.

Produzido pela Coala Filmes, da qual Cabral é um dos sócios, e com distribuição da Vitrine Filmes, Bob Cuspe deve chegar aos cinemas de todo o Brasil ainda este ano.

Notícias do