Com convênio com a Costa Rica, ECA amplia parcerias na América Latina

Acordo de cooperação entre a ECA e a Universidad de Costa Rica aumenta oportunidades de mobilidade acadêmica e desenvolvimento de pesquisas

Vida acadêmica

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) acaba de anunciar um novo acordo de cooperação internacional firmado entre a ECA e a Universidad de Costa Rica.

A coordenadora do convênio na ECA é a professora Helena Bastos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC). A docente conta que a universidade costarriquenha mantém uma relação de longa data com o CAC, com a participação de pesquisadores dos dois países em diversos encontros acadêmicos. Tatiana Sobrado Lorenzo – coordenadora do convênio na Costa Rica junto com o professor José Luis Arce Sanabria – é, inclusive, doutora em Artes Cênicas pela ECA. “Há um grande interesse de estudantes de lá [em fazer intercâmbio na ECA]. Mas sem um convênio institucional, ficava muito difícil oferecer suporte aos intercambistas”, explica a professora Helena. “Foram quase dois anos até a formalização do convênio, que não seria possível sem a determinação da Thaíse [secretária da CRInt], que correu atrás para tornar isso possível”.

Válido por cinco anos, o acordo prevê a possibilidade de mobilidade, pesquisas conjuntas e intercâmbio de material bibliográfico envolvendo docentes, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e membros da equipe técnico-administrativa das áreas de Artes e Comunicações. As vagas de mobilidade serão negociadas com a instituição estrangeira e divulgadas futuramente em editais de intercâmbio publicados no Sistema Mundus.

A imagen é um print de tela de uma aula online. É dividida em seis quadrados, cada um mostrando a imagem de um aluno em uma performance ou atividade didática.
Estudantes do curso de Artes Dramáticas da Universidad de Costa Rica, durante aula remota. Imagens: Reprodução/Youtube.

Sobre a Universidad de Costa Rica

A Universidad de Costa Rica é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1940, mas com origens bem mais antigas, que remontam a meados do século 19. O convênio da ECA foi firmado com a Escuela de Ciencias de la Comunicación Colectiva, que oferece o curso de Ciências da Comunicação, com ênfase em Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Produção Audiovisual e Multimídia e Comunicação Social, além da licenciatura com ênfase em Desenho e Produção de Conteúdos Transmídia e Comunicação Estratégica, e a Escuela de Artes Dramáticas, que é responsável pelo curso de bacharelado e licenciatura em Artes Dramáticas.

Notícias do