Cursos de Música e Audiovisual terão laboratórios didáticos modernizados

Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI) e Laboratórios de Som e Realidade e Cenografia Virtuais em 3D receberão novos equipamentos e melhorias na infraestrutura

Vida acadêmica

Dois projetos da ECA foram contemplados no Programa Laboratórios Didáticos para o Ensino de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, que visa a modernização, readequação e manutenção dos espaços de aprendizado da Universidade. São eles: o LAMI – Laboratório de Acústica Musical e Informática, do Departamento de Música (CMU); o Labsom – Laboratório do Som, o Laboratório de Realidade e Cenografia Virtuais em 3D e o Estúdio B, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

No total, 80 projetos foram aprovados em todas as unidades da USP, com duração de até 12 meses.

Tecnologia musical na formação discente
Homem branco de cabelos grisalhos opera mesa de som, enquanto, ao fundo, um grupo de crianças canta dentro de um estúdio de gravação
LAMI, do CMU. Foto: Mariana Chama.

O LAMI é um espaço multifuncional do curso de Música: funciona como estúdio de gravação, espaço para encontros didáticos, lugar de experimentação musical e laboratório de acústica. Desde a sua criação, em 1994, o LAMI também oferece suporte para as disciplinas de performance e criação, além de auxiliar os trabalhos da Orquestra Errante, grupo voltado a práticas experimentais de improvisação livre, e os dois selos fonográficos sediados no Departamento (LAMI e Berro).

A utilização de tecnologias na produção e difusão musical é algo habitual, explica o professor Fernando Iazzetta, coordenador do projeto, o que amplia o leque de possibilidades profissionais para o músico. “Como espaço de formação e pesquisa no campo da tecnologia musical, o LAMI é central neste aspecto da formação do aluno, pois possibilita o contato com diversos aspectos da prática musical que envolvem o uso de estúdio de gravação e mixagem, práticas eletroacústicas, ferramentas de áudio etc.", diz o docente.

A proposta aprovada pela PRG visa tanto readequar o espaço físico quanto atualizar os equipamentos do LAMI.

Realidade Virtual e filmes 360º
Professor e aluno estão sentados e olham para a tela de um computador. À frente deles também há uma mesa de som, iluminada por uma luminária. Ao fundo, outros alunos observam o trabalho.
LabSom, do CTR. Foto: Mariana Chama.

Com a popularização de novas ferramentas digitais, filmes em realidade virtual (VR) e obras em imersão e interatividade estão em franco crescimento na produção audiovisual mundial. Com isso, cresce também o interesse de estudantes de Audiovisual por realizar trabalhos nesse campo – obras em VR e filmes 360º, 3D e interativos. Contudo, o Departamento ainda precisa contar com apoio externo para alguns destes projetos.

Com os recursos recebidos, a proposta do Departamento é centrar esforços na modernização do LabSom, que atende a produção de curtas-metragens, documentários e projetos de TCC, produções em podcasts e radionovelas, do Laboratório de Realidade e Cenografia Virtuais em 3D e do estúdio de prática em televisão (Estúdio B), para criação, gravação e transmissão de produções em realidades aumentada e virtual e para o desenvolvimento de cenografia virtual em 3D, grafismos eletrônicos e outras interfaces digitais interativas.

A modernização dos laboratórios didáticos irá beneficiar diretamente os estudantes do Curso Superior do Audiovisual, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e grupos de pesquisa vinculados ao Departamento. “O CTR estará apto a ter o completo processo de produção de obras em imersão e interatividade e em VR, atendendo assim ao interesse crescente de seus estudantes nessas novas mídias”, explica o coordenador do projeto, professor Eduardo Simões dos Santos Mendes.

Notícias do