ECA na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Egressos e egressas da Escola dirigem e integram equipes de três longas da programação; sessões são presenciais e on-line
De 21 de outubro a 3 de novembro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2021, a 45ª edição do evento volta às salas da capital paulista, mas mantém parte da programação on-line para todo Brasil. Durante duas semanas, o festival exibe 264 títulos de mais 50 países, uma seleção do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Três produções realizadas por ex-alunos e ex-alunas da ECA integram a programação.
Segundo a sinopse, Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente "mistura animação em stop-motion, documentário, comédia e road movie para contar a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto apocalíptico que, na verdade, é a mente em crise do seu criador, o cartunista Angeli." O filme conquistou o Prêmio Contrechamp na última edição do Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o principal evento dedicado ao gênero. É o longa de estreia de Cesar Cabral, formado no antigo curso de Cinema e Vídeo do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), que ainda tem o desenho de som assinado por Daniel Turini e Henrique Chiurciu, também egressos do CTR (o primeiro pelo curso de Cinema e Vídeo e o segundo pelo Curso Superior do Audiovisual). Acesse o site da Mostra para saber como assistir ao filme presencialmente e on-line.

Também estreante na direção de longa-metragens, a diretora e roteirista Thais Fujinaga apresenta A Felicidade das Coisas, filme que aborda a relação entre amor e perda a partir da história de Paula, uma mulher de 40 anos que, grávida do terceiro filho, precisar lidar com problemas financeiros e o abandono do marido. O longa foi exibido na seção Bright Future do Festival de Roterdã, na Holanda, e tem uma equipe repleta de ex-alunos do CTR: além de Thais, o diretor de fotografia André Luiz de Luiz, o montador Alexandre Taira e o sound designer Gustavo Nascimento. Saiba mais sobre as exibições do filme.
Completa a lista o realizador Edson Oda, formado em Publicidade e Propaganda no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). O diretor radicado em Los Angeles desembarca com seu longa de estreia, Nove Dias, após exibi-lo na última edição do Festival de Sundance, nos Estados Unidos. O filme apresenta a história de Will, que é levado a encarar seu turbulento passado depois de conhecer Emma, dona de um espírito livre e desafiador. Confira os dias e horários das sessões.
Além da exibição de filmes, a 45ª Mostra conta com diversas atividades paralelas, presenciais e on-line, como debates, oficinas e lançamentos de livros. Não deixe de consultar a programação completa.