CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Podcast promove pensamento crítico no consumo de games

Em parceria com o Games For Change América Latina, estudantes de Audiovisual criaram o podcast PodPlay, que relaciona jogos eletrônicos com questões da atualidade

Comunidade

O podcast PodPlay, produzido pelos alunos do primeiro ano do curso de Audiovisual da ECA, foi lançado em agosto e busca aproximar os interessados em games a questões sociais, desenvolvendo uma consciência crítica sobre o conteúdo que consomem. Seus episódios relacionam jogos eletrônicos com temas como terceira idade e saúde mental, ou comentam eventos importantes na comunidade de jogadores.

O projeto conta com patrocínio do Consulado dos Estados Unidos e faz parte da divulgação do IX Festival Games For Change América Latina, que ocorrerá no começo de novembro. A origem do PodPlay se dá, na realidade, em uma parceria de mais de 10 anos entre o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento (vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA e ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP), e o Games For Change América Latina.

Gilson Schwartz, professor do CTR responsável pela Cidade do Conhecimento e pelo PodPlay, ressalta a necessidade de se pensar na indústria de jogos eletrônicos, não apenas pelo seu espaço significativo e crescente, mas também pelo seu foco no público jovem. Sua preocupação se justifica pelo engajamento intenso que é gerado ao consumir esse tipo de entretenimento.

Imagem de divulgação do IX Festival Games For Change América Latina. Sobre um fundo roxo com ícones relacionados a jogos, um texto em letras brancas destaca o nome e as datas do evento: 12, 13 e 14 de novembro. No centro da imagem, o logo do evento de 2021. Na parte inferior, em letras grande e maiúsculas, a frase Participe!
Chamada de divulgação do evento. Fonte: Página do Games For Change América Latina no Facebook.

O nível alto de interatividade e imersão pode afetar os jogadores e, para o docente, é preciso perguntar qual é o conteúdo que esses jogos possuem e como fazer para que seu impacto seja positivo. Embora seja subestimado pelo senso comum, uma pesquisa da consultoria Accenture estimou o mercado da indústria de jogos eletrônicos em mais de 300 bilhões de dólares.

Ele destaca outras iniciativas na área de jogos que promovem a transformação social e cultural, como o projeto em que Macunaíma, personagem literário icônico da obra de Mário de Andrade, se torna protagonista de um jogo de tabuleiro. A ideia surgiu na disciplina Produção de Games, ministrada por Gilson, e foi desenvolvida por Rodrigo Marzano, estudante de Audiovisual, e Christian Moraes, formado em Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Outro destaque é o Purposyum: Desafios da Justiça, jogo de cartas brasileiro que foi premiado pela Educação para a Justiça do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Os dois jogos serão apresentados no festival.

GIlson afirma que é preciso expandir esse pensamento crítico e refletir sobre os valores que a tecnologia reproduz no mundo contemporâneo. “É muito fácil elogiar a agilidade e o caráter inovador e avançado de tudo o que é digital”, diz, e destaca que para “formar uma sociedade democrática com diversidade e sustentabilidade” a discussão precisa abranger a produção de equipamentos eletrônicos, as condições de trabalho daqueles que usam aplicativos como fonte de renda (por exemplo, os entregadores de comida) e as condições de acesso a essas tecnologias, principalmente pelas camadas mais vulneráveis da sociedade.

Todos os episódios do PodPlay podem ser acessados pelo Spotify e possuem duração curta (entre 11 e 18 minutos). Já o IX Festival Games For Change América Latina ocorre nos dias 12, 13 e 14 de novembro e sua programação conta com convidados especiais, assim como oficinas de desenvolvimento de jogos. Além disso, os participantes poderão sugerir suas próprias ideias para serem transformadas em games com o Pitch For Change. O evento acontecerá de forma remota, e para participar basta se inscrever gratuitamente. Todas as informações estão disponíveis no site do Games for Change.

Guia de episódios

PodPlay conta com oito episódios nas plataformas audiovisuais. No episódio inaugural, os apresentadores falam sobre a relação das pessoas da terceira idade com o mundo digital e os jogos. No segundo, são abordadas as novas relações de trabalho que surgiram com os games e o Apagão na Twitch, uma greve na maior plataforma de streaming de jogos digitais.

O terceiro episódio traz como tema o SBGames, evento acadêmico da área de jogos e entretenimento digital, e a importância de adicionar diversidade aos games. O quarto conta sobre as polêmicas que envolvem os jogos digitais e a saúde mental de seus usuários. O episódio seguinte retoma o assunto "SBGames" para falar sobre o cenário acadêmico de games no Brasil e sobre as novas propostas do simpósio em 2021.

Os últimos três episódios trazem o cronograma dos dias um, dois e três do Festival Games for Change América Latina 2021, com comentários sobre a programação dos três dias.

Imagem de capa: capa do podcast PodPlay. Foto: Reprodução/Spotify

Notícias do