Áreas de concentração
Poéticas Visuais
Esta área privilegia os estudos das operações processuais e criativas relacionadas à obra de arte, a partir de um projeto que se desenvolva a partir de duas linhas de pesquisa:
- Processos de Criação em Artes Visuais, relacionado ao projeto e execução de trabalhos de arte, com ênfase nas poéticas do próprio trabalho e nas trajetórias dos/das artistas, além do desenvolvimento de pesquisas tanto teóricas como experimentais sobre processos artísticos.
- Multimeios, desenvolvimento de trabalhos e pesquisas que relacionam diversos meios por processos de hibridização; projetos e pesquisas que envolvam os meios digitais com a criação no campo da arte.
Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte
Esta área de concentração privilegia os estudos e projetos de pesquisa em teoria, história, crítica da arte e fundamentos da aprendizagem artística, visando a compreensão do fenômeno artístico nos níveis da produção, percepção, aprendizagem e veiculação.
Linhas de pesquisa:
- História, Crítica e Teoria da Arte
A Linha de pesquisa em História, Crítica e Teoria da Arte estuda os processos e a produção da obras arte a partir das suas especificidades e em sua relação com o contexto geral de práticas e de ideias em que se constitui. Apoia-se, para tanto, na análise de seu objeto, no estudo das contribuições da crítica e na reflexão em diversas áreas do conhecimento, bem como no acompanhamento crítico das inserções socio-politicas-culturais da arte. A linha de pesquisa compreende: investigações históricas, críticas e teóricas sobre arte moderna e contemporânea e o discurso da crítica , do século 18 à atualidade; tendo como objetos privilegiados a produção artística, a crítica, os modos de interação e extroversão da obra e as demais instâncias do sistema de arte local em suas especificidades.
- Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte
Essa linha de pesquisa visa ao estudo dos conteúdos, das metodologias e dos princípios filosóficos que fundamentam o ensino das artes nas escolas e órgãos de Ensino Básico e Superior, não apenas no âmbito escolar, mas também nas demais instituições vinculadas às práticas e experiências artísticas, como Museus, Centros Culturais e em outras entidades fomentadoras de práticas experimentais. Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.