Artes Visuales

PPGAV | Artes Visuales

2024:
Dora Longo Bahia

The Netherlands Institute for Advanced Study in the Humanities and Social Sciences (NIAS), Amsterdam, Países Baixos.

A pesquisa “Art After the Supersession of Art”, realizada no Netherlands Institute for Advanced Study in the Humanities and Social Sciences (NIAS), entre fevereiro e julho de 2024, teve como ponto de par¬tida uma investigação teórico-prática sobre o papel social do artista, destacando as se¬melhanças e diferenças entre as ações da Internacional Situacionista (1957-1972) e do Provo (1965-1967). O objetivo da pesquisa era estabelecer um debate aprofundado sobre a relação entre arte, política e ativismo político, por meio da revisão e relocação para o contexto atual, das ações dos artistas dos grupos mencionados anteriormente. Durante a estadia no NIAS, foram estudadas e documentadas publicações originais dos movimentos artístico-políticos dos anos 1960-70, pertencentes a arquivos e bibliotecas de museus e universidades. Ainda durante a residência na instituição de pesquisa holandesa, foram realizadas visitas a exposições e acervos de museus em Amsterdam, Bruxelas, Silkeborg e Paris, que so-maram-se aos trabalhos desenvolvidos nos arquivos e bibliotecas. Isso não apenas viabilizou o contato presencial com obras dos integrantes da IS e do Provo, mas também com obras de artistas contemporâneos que trabalham com diversos meios, atualizando as práticas dos grupos que atuaram no período estudado e ampliando as fronteiras entre arte e outras formas de linguagem.
Esse contato com pinturas, cartazes e demais publicações mostra-se fundamental tanto para o aprofundamento da investigação sobre a relação entre arte e política, desenvolvida junto ao grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte (DFA) quanto para a pesquisa denominada “Pintura Equivocada”. Nela, a pintura é estudada como ponto de partida para a produção artística em diferentes meios. Além das atividades de pesquisa mencionadas acima, a realização de seminários e palestras com o apoio do NIAS estimulou um diálogo frutífero com pesquisadores de diversas nacionalidades e disciplinas, que realizavam suas pesquisas na instituição. A reflexão sobre a relação entre estética e política, arte e ciência, economia e sociedade – que é fundamental para a prática artística dentro da universidade – foi ampliada para áreas e contextos diferentes. Durante a mobilidade realizei a palestra “The Beauty of Protest” no evento “Nacht van de filosofie Amsterdam”, no dia 20 de abril de 2024 às 19h30, na Openbare Bibliotheek Oosterdok, Amsterdam (https://amsterdam.nachtvandefilosofie.org/); apresentei o seminário “New Babylon”, no Netherlands Institute for Advanced Study, Amsterdam, no dia 11 de junho de 2024, às 15h30; organizei o simpósio “Art and Capital”, com a participação dos integrantes do DFA, na “Lenin International Conference: Self-determination, Technique and Power”, no dia 27 de junho de 2024, às 16h, na Faculdade de Filosofia, Universitat de Barcelona / Institut d’Estudis Catalans (https://leninconference.cat/ca/). A residência também permitiu que o resultado principal da pesquisa realizada em Amsterdam – o vídeo “New Babylon” – fosse apresentado no workshop sobre a Internacional Situacionista, organizado pelos professores Gabriel Zacarias e Petra Lange-Bernt, na Universität Hamburg, no dia 12 de julho de 2024. Em decorrência da apresentação do vídeo “New Babylon” para curadores e pesquisadores de Amsterdam, fui convidada para mostrar o trabalho para um público maior e mais diversificado, no festival “Whispering Skins FLAM+Museumnacht”, que será realizado entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro de 2024, em Amsterdam. A apresentação será seguida de um debate sobre o resultado da pesquisa.