Comisión de Relaciones Internacionales

Comisión de Relaciones Internacionales

A Escola de Comunicações e Artes recebe dezenas de estudantes internacionais anualmente. Com o intuito de auxiliar na integração deste público à cidade e à comunidade universitária e de promover a 'internacionalização em casa', a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) apresenta dois projetos aos quais o público discente de graduação da ECA pode aderir:

TutorECA Internacional

Em 2025, a Comissão de Relações Internacionais da Escola de Comunicações e Artes da USP criou o programa de acolhimento TutorECA Internacional.

A proposta do programa é fortalecer as ações de acolhimento e integração dos(as) estudantes internacionais na ECA, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo. A iniciativa também busca incentivar a internacionalização em casa, oferecendo aos(às) estudantes da unidade a oportunidade de vivenciar experiências interculturais sem a necessidade de deslocamento ao exterior.

Os(as) tutores(as) participantes devem atuar no acompanhamento dos(as) intercambistas, colaborando com atividades de recepção, orientação, integração nos departamentos e participação em eventos organizados pela CRInt/ECA. Ao final da participação, os(as) estudantes recebem certificação de horas referentes às atividades desenvolvidas e pontuação adicional em eventuais editais de mobilidade internacional da ECA/USP, quando aplicável.

Podem participar estudantes de Graduação da ECA-USP, regularmente matriculados(as) e que apresentem comprovante de nível intermediário (B1) de língua inglesa. O conhecimento intermediário em uma segunda língua estrangeira é considerado um diferencial.

Os editais do programa TutorECA Internacional são publicados anualmente, em meados de outubro/novembro, e a duração da participação dos(as) tutores(as) é de um ano acadêmico.

InGloba

Entidade estudantil criada por estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o InGloba é um grupo de acolhimento e de promoção da internacionalização criado em 2023.

Em 2024, o InGloba passou a colaborar com a ECA, participando das atividades de recepção e acolhimento aos estudantes intercambistas promovidas pela CRInt/ECA. A partir de 2025, estudantes da ECA passaram a poder se inscrever nos processos seletivos do InGloba, tornando-se membros ativos da entidade.

Além de participar ativamente das ações institucionais de recepção e acolhimento institucionais promovidas pela FFLCH e pela ECA, o InGloba também promove diversas atividades culturais com os estudantes internacionais ao longo do semestre letivo, como visitas a museus, festas, piqueniques e viagens. 

Estudantes da ECA que sejam membros ativos do InGloba e que tenham participado da entidade por, no mínimo, 2 semestres, recebem pontuação adicional em eventuais editais de mobilidade internacional da ECA/USP, quando aplicável. 

Para saber mais sobre o InGloba, acesse @inglobafflch