estudantes da eca em estúdio de gravação

CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

O currículo do curso de Jornalismo divide-se em três partes que se completam: a fase introdutória, cobrindo vários campos do conhecimento; a vertente do aprofundamento na formação profissional; e a vertente do aprofundamento na formação complementar.

A fase introdutória do curso está constituída por disciplinas obrigatórias que ocupam por inteiro os dois primeiros semestres. É seu objetivo proporcionar conhecimentos indispensáveis ao aluno nos principais campos com os quais o jornalismo interage (artes, sociologia, ética, filosofia, economia, política, comunicações, ciências exatas etc.). Desse elenco de disciplinas obrigatórias fazem parte, também, matérias de iniciação aos fazeres jornalísticos.

A partir do terceiro semestre e até o sétimo, inclusive, o aluno percorre, simultaneamente, as duas vertentes de aprofundamento. O aprofundamento progressivo na formação jornalística se dá por uma sucessão de disciplinas laboratoriais, de caráter obrigatório, e por um conjunto mínimo de disciplinas optativas oferecidas na ECA e em outras unidades da USP. No terceiro e quarto semestres, os Laboratórios são comuns a todos os alunos. A partir do quinto semestre, há a possibilidade de escolha entre dois percursos: um que privilegia os meios eletrônicos; outro, os meios impressos. O conjunto mínimo de disciplinas optativas de jornalismo é de livre escolha dos alunos, mas cada um deve buscar orientação de um professor do curso para elaborar o seu elenco de matérias.

A vertente da Formação Complementar inicia-se no terceiro semestre e exige o cumprimento, em cinco semestres, de um mínimo de créditos num dos seguintes campos complementares de conhecimento: Humanidades; Ciências Exatas e da Natureza; Artes e Letras; Comunicação.

O oitavo semestre é integralmente dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso, o qual, por seu grau de exigência conceitual, técnica, estética e metodológica, constitui um período importante de aperfeiçoamento na formação universitária e na capacitação profissional dos graduandos.

Catálogo de disciplinas: Bacharelado em Jornalismo (matutino) | Bacharelado em Jornalismo    (noturno)

Saiba mais informações sobre o curso de Jornalismo na página do Serviço de Graduação.