Eventos 2017-2020
Seminário Comissões de Direitos Humanos e Violência de Gênero na USP - 2017

No dia 28 de setembro de 2017, das 9h às 18h, o evento foi realizado pela CDH em parceria com a Rede Não Cala! e o Escritório USP Mulheres. O Seminário resultou na proposta de criação de um protocolo de atuação/formação para as CDHs da USP, que foi elaborado pelo Escritório USP Mulheres posteriormente e enviado à Gestão USP, sem que tenha sido efetivado por parte desta para a universidade como um todo.
É possível assistir à gravação do evento através da página do IPTV USP, nos links: parte I / parte II / parte III / parte IV.
Veja também a entrevista que a profª. Cláudia Lago deu a respeito deste seminário.
Semana da Consciência Negra da ECA - 2017

A Semana ocorreu do dia 21 ao dia 27 de novembro de 2017, em parceria com o projeto Diversidade na ECA. Foram promovidos eventos abertos que refletiram sobre as implicações das representações das comunidades negras na mídia e nas artes em relação à conjuntura e aos problemas que afetam estas mesmas comunidades no Brasil, sendo parte da política pró diversidade na ECA/USP. Além da apresentação de trabalhos, a Semana envolveu apresentações artísticas e culturais.

A programação completa pode ser acessada aqui.
Reunião ampliada Comissão de Direitos Humanos - 2018
O evento foi realizado no Prédio Central da ECA, dia 19 de março de 2018, às 10h. O objetivo foi discutir a reestruturação da Comissão de Direitos Humanos ECA/USP, propor um calendário de atividades e de ações a serem realizadas em 2018 e a organização de Comissões de trabalho que envolvessem maior número de pessoas, em uma perspectiva norteadora do trabalho da Comissão.
Discriminações nossas de cada dia. Vamos desenhar? - 2018

A mesa foi realizada no dia 21 de março de 2018, às 17h, com o apoio do projeto Diversidade na ECA, CALC ECA, Coletivo Feminista da ECA e Coletivo Opá Negra. O evento reuniu estudantes, funcionárias e professoras para discutir o machismo presente na ECA em todos os níveis, com as debatedoras: Andrea Guerra, Anna Guedes, Cláudia Lago, Layâna Castro, Mayara Paixão, Maria Luiza Nogueira e Thaise Desiree. Foi realizada no auditório Freitas Nobre no CJE, com a seguinte chamada: “As alunas, funcionárias e professoras sofrem discriminações no ambiente universitário, simplesmente por serem mulheres. Algumas evidentes, outras veladas. Discriminações que variam conforme a idade, o lugar, a cor, a classe. Ou que se sobrepõem. Nessa mesa alunas, funcionárias e professoras vão, didaticamente, falar sobre esse quadro. Pois falar é dar visibilidade. E dar visibilidade é combater”.
É possível acessar a gravação pelo Youtube.
O que nos acontece que nos adoece? - 2018

A conversa foi realizada em 10 de outubro de 2018, o Dia Internacional da Promoção da Saúde Mental. Na chamada indicava: "A ECA, assim como as demais unidades da USP tem vivenciado o aumento de casos de sofrimento psíquico, depressão, dificuldades de tocar o cotidiano. Estudantes têm falado sobre isso entre si e também com professores/as. Por outro lado, também professores/as e servidores/as têm sinalizado para situações limites no tocar a vida. A discussão é complexa e exige uma abordagem multidisciplinar, mas é necessário começar a falar sobre as condições de existência que têm nos adoecido. É dentro desta perspectiva que a CDH convida todas/os interessados para uma conversa com esclarecimentos, mas, especialmente, com escuta sobre as condições que ampliam o sofrimento". O encontro foi conduzido pela professora Katia Rúbio, professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da USP, jornalista pela Cásper Líbero, psicóloga pela PUC/SP, com mestrado em Educação Física, doutorado em Educação e pós doutorado em Psicologia Social, colunista da Folha de S. Paulo.
Interseccionalidade: Uma perspectiva urgente - 2018

Realizado em 21 de novembro de 2018 e com apoio da Licenciatura em Educomunicação “O que a Educom Faz” e o projeto Diversidade na ECA, o evento foi uma aula aberta. A chamada indicava: “As lutas pela emancipação e pela ampliação da democracia no Brasil e na América Latina evidenciam a necessidade de pensar e atuar a partir de um horizonte que valorize as perspectivas que integram gênero, raça, classe, orientação sexual e outras intersecções. Esse caminho é urgente para compreender a complexidade das relações sociais e pensar formas de atuação que realmente contribuam para a construção de um mundo igualitário, especialmente para aqueles e aquelas que atuam na defesa dos direitos humanos e dentro do campo da Educomunicação”.
A atividade contou com a presença dos debatedores Junião, Rosane Borges, Midria da Silva Pereira e Thaiane Athanásio. A programação completa pode ser acessada aqui.
ECA celebra Orgulho LGBTI - 2019

Realizado em 27 de junho de 2019, em parceria com o projeto Diversidade na ECA. A proposta foi marcar a véspera de efeméride do Dia do Orgulho LGBTI com um diálogo aberto com egressos da escola, cuja trajetória pessoal e profissional inspira orgulho de ser quem se é. Contou com três convidados: o ator, produtor e diretor teatral Cássio Scapin; a cantora e compositora Ana Canãs e a jornalista Lívia Franco.

Setembro Amarelo - 2019
Em parceria com a Licenciatura em Educomunicação, A CDH promoveu no dia 23 de setembro de 2019, um debate sobre o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A perspectiva foi conversar sobre sofrimento psicológico e suicídio na graduação e pós-graduação numa exposição e roda de conversa com Murilo Vasques Buso, supervisor e psicólogo clínico com Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental pelo Centro de Ciência e Tecnologia do Comportamento Paradigma.
Semana da Consciência Negra da ECA - 2019

Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2019, aconteceu a Semana da Consciência Negra da ECA, em parceria com o projeto Diversidade na ECA e o Coletivo Opá Negra. Com convidados como Vanessa Rodrigues, Andrea Rosendo, Cinthia Gomes, Lygia Pereira e Marina Mello, Eliane de Almeida e Jéssica Nascimento, o evento debateu cotas na graduação e na pós-graduação, a importância das obras de cientistas e intelectuais negrxs, com oficina de música e dança-afro, afrografias do teatro negro e outras atividades.
A programação completa pode ser acessada aqui.

Setembro Amarelo na ECA. Conversa sobre sofrimento psicológico e prevenção do suicídio - 2020
Realizada no dia 28 de setembro de 2020 em forma de roda de conversa, com a presença dos psicólogo/a/ Pablo Castanho e Solange Emílio do Instituto de Psicologia. Como parte do Setembro Amarelo, o evento dialogou sobre a prevenção do suicídio e do adoecimento psicológico no ambiente universitário. No contexto da pandemia, momento particularmente frágil, a discussão se tornou ainda mais essencial e urgente.
Universidade, branquitude e privilégios - 2020

Organizada pela CDH, o evento entrou no calendário de lives do ECA Debate em 02 de dezembro de 2020.
A gravação pode ser acessada aqui.