Comissão de Direitos Humanos

A CDH/ECA desenvolveu inúmeras atividades formativas, informativas e educativas no período de 2017 à 2020. Algumas delas estão listadas a seguir, com suas respectivas descrições. 

 

Seminário Comissões de Direitos Humanos e Violência de Gênero na USP - 2017

Flyer informativo referente ao Seminário Comissões de Direitos Humanos e Violência de Gênero. Mãos com as palmas abertas e em tons de rosa surgem da parte inferior da tela. Ao centro das mãos se encontram vários símbolos do gênero feminino.
Imagem de divulgação

No dia 28 de setembro de 2017, das 9h às 18h, o evento foi realizado pela CDH em parceria com a Rede Não Cala! e o Escritório USP Mulheres. O Seminário resultou na proposta de criação de um protocolo de atuação/formação para as CDHs da USP, que foi elaborado pelo Escritório USP Mulheres posteriormente e enviado à Gestão USP, sem que tenha sido efetivado por parte desta para a universidade como um todo.

É possível assistir à gravação do evento através da página do IPTV USP, nos links: parte I / parte II / parte III / parte IV.

Veja também a entrevista que a profª. Cláudia Lago deu a respeito deste seminário. 

 

Semana da Consciência Negra da ECA - 2017

Flyer de divulgação da Semana da Consiciência Negra da ECA/USP de 2017. Uma mão negra está cerrada para cima num gestão de resistência e a partir dela se espraiam raios vermelhos sobre um fundo verde.
Imagem de divulgação

A Semana ocorreu do dia 21 ao dia 27 de novembro de 2017, em parceria com o projeto Diversidade na ECA. Foram promovidos eventos abertos que refletiram sobre as implicações das representações das comunidades negras na mídia e nas artes em relação à conjuntura e aos problemas que afetam estas mesmas comunidades no Brasil, sendo parte da política pró diversidade na ECA/USP. Além da apresentação de trabalhos, a Semana envolveu apresentações artísticas e culturais. 

Flyer de divulgação da reunião. Silhuetas brancas se encontram sobre um fundo azul
Imagem de divulgação

A programação completa pode ser acessada aqui.

 

Reunião ampliada Comissão de Direitos Humanos - 2018

O evento foi realizado no Prédio Central da ECA, dia 19 de março de 2018, às 10h. O objetivo foi discutir a reestruturação da Comissão de Direitos Humanos ECA/USP, propor um calendário de atividades e de ações a serem realizadas em 2018 e a organização de Comissões de trabalho que envolvessem maior número de pessoas, em uma perspectiva norteadora do trabalho da Comissão. 

 

Discriminações nossas de cada dia. Vamos desenhar? - 2018

Flyer do evento. Uma mulher negra está com o braço erguido para mostrar o seguinte texto escrito nele: "Não é não". Tudo se encontra sobre fundo preto.
Imagem de divulgação

A mesa foi realizada no dia 21 de março de 2018, às 17h, com o apoio do projeto Diversidade na ECA, CALC ECA, Coletivo Feminista da ECA e Coletivo Opá Negra. O evento reuniu estudantes, funcionárias e professoras para discutir o machismo presente na ECA em todos os níveis, com as debatedoras: Andrea Guerra, Anna Guedes, Cláudia Lago, Layâna Castro, Mayara Paixão, Maria Luiza Nogueira e Thaise Desiree. Foi realizada no auditório Freitas Nobre no CJE, com a seguinte chamada: “As alunas, funcionárias e professoras sofrem discriminações no ambiente universitário, simplesmente por serem mulheres. Algumas evidentes, outras veladas. Discriminações que variam conforme a idade, o lugar, a cor, a classe. Ou que se sobrepõem. Nessa mesa alunas, funcionárias e professoras vão, didaticamente, falar sobre esse quadro. Pois falar é dar visibilidade. E dar visibilidade é combater”. 

É possível acessar a gravação pelo Youtube.

 

O que nos acontece que nos adoece? - 2018

Flyer de divulgação "O que nos acontece...". Nele, temos o texto sobre um fundo laranja claro e a foto da convidada Kátia Rubio, uma mulher branca, à esquerda.
Imagem de divulgação

A conversa foi realizada em 10 de outubro de 2018, o Dia Internacional da Promoção da Saúde Mental. Na chamada indicava: "A ECA, assim como as demais unidades da USP tem vivenciado o aumento de casos de sofrimento psíquico, depressão, dificuldades de tocar o cotidiano. Estudantes têm falado sobre isso entre si e também com professores/as. Por outro lado, também professores/as e servidores/as têm sinalizado para situações limites no tocar a vida. A discussão é complexa e exige uma abordagem multidisciplinar, mas é necessário começar a falar sobre as condições de existência que têm nos adoecido. É dentro desta perspectiva que a CDH convida todas/os interessados para uma conversa com esclarecimentos, mas, especialmente, com escuta sobre as condições que ampliam o sofrimento". O encontro foi conduzido pela professora Katia Rúbio, professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da USP, jornalista pela Cásper Líbero, psicóloga pela PUC/SP, com mestrado em Educação Física, doutorado em Educação e pós doutorado em Psicologia Social, colunista da Folha de S. Paulo. 

 

Interseccionalidade: Uma perspectiva urgente - 2018

Flyer de chamamento para o evento Interseccionalidade: Uma perspectiva urgente. Vemos o texto desta pergunta centralizado, com marcas de pincel ao redor, em diversas cores.
Imagem de divulgação

Realizado em 21 de novembro de 2018 e com apoio da Licenciatura em Educomunicação “O que a Educom Faz” e o projeto Diversidade na ECA, o evento foi uma aula aberta. A chamada indicava: “As lutas pela emancipação e pela ampliação da democracia no Brasil e na América Latina evidenciam a necessidade de pensar e atuar a partir de um horizonte que valorize as perspectivas que integram gênero, raça, classe, orientação sexual e outras intersecções. Esse caminho é urgente para compreender a complexidade das relações sociais e pensar formas de atuação que realmente contribuam para a construção de um mundo igualitário, especialmente para aqueles e aquelas que atuam na defesa dos direitos humanos e dentro do campo da Educomunicação”.

A atividade contou com a presença dos debatedores Junião, Rosane Borges, Midria da Silva Pereira e Thaiane Athanásio. A programação completa pode ser acessada aqui.

 

ECA celebra Orgulho LGBTI - 2019

Flyer do evento "ECA celebra orgulho LGBTI". As fotos dos convidades se encontram à direitos sobre um fundo colorido arco-íris
Imagem de divulgação

Realizado em 27 de junho de 2019, em parceria com o projeto Diversidade na ECA. A proposta foi marcar a véspera de efeméride do Dia do Orgulho LGBTI com um diálogo aberto com egressos da escola, cuja trajetória pessoal e profissional inspira orgulho de ser quem se é. Contou com três convidados: o ator, produtor e diretor teatral Cássio Scapin; a cantora e compositora Ana Canãs e a jornalista Lívia Franco. 

 

Flyer de divulgação do evento Setembro Amarelo. As informações aparecem sobre fundo amarelo
Imagem de divulgação

Setembro Amarelo - 2019

Em parceria com a Licenciatura em Educomunicação, A CDH  promoveu no dia 23 de setembro de 2019, um debate sobre o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A perspectiva foi conversar sobre sofrimento psicológico e suicídio na graduação e pós-graduação numa exposição e roda de conversa com Murilo Vasques Buso, supervisor e psicólogo clínico com Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental pelo Centro de Ciência e Tecnologia do Comportamento Paradigma. 

 

Semana da Consciência Negra da ECA - 2019

Flyer de divulgação da Semana da Consciência Negra de 2019. Uma mão negra cerrada se encontro ao lado direito sobre fundo amarelo. As informações estão ao lado esquerdo.
Imagem de divulgação

Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2019, aconteceu a Semana da Consciência Negra da ECA, em parceria com o projeto Diversidade na ECA e o Coletivo Opá Negra. Com convidados como Vanessa Rodrigues, Andrea Rosendo, Cinthia Gomes, Lygia Pereira e Marina Mello, Eliane de Almeida e Jéssica Nascimento, o evento debateu cotas na graduação e na pós-graduação, a importância das obras de cientistas e intelectuais negrxs, com oficina de música e dança-afro, afrografias do teatro negro e outras atividades.

A programação completa pode ser acessada aqui

 

Flyer de divulgação do Setembro Amarelo de 2020. Os retratos dos convidados aparecem à direita sobre fundo amarelo, enquanto as informações à esquerda.
Imagem de divulgação

Setembro Amarelo na ECA. Conversa sobre sofrimento psicológico e prevenção do suicídio - 2020

Realizada no dia 28 de setembro de 2020 em forma de roda de conversa, com a presença dos psicólogo/a/ Pablo Castanho e Solange Emílio do Instituto de Psicologia. Como parte do Setembro Amarelo, o evento dialogou sobre a prevenção do suicídio e do adoecimento psicológico no ambiente universitário. No contexto da pandemia, momento particularmente frágil, a discussão se tornou ainda mais essencial e urgente.

 

Universidade, branquitude e privilégios - 2020

Flyer de divulgção do evento Universidade, branquitude e privilégios. Os retratos dos convidados se encontra à direita sobre um fundo azul, enquanto as informações em texto se encontram à esquerda.
Imagem de divulgação

Organizada pela CDH, o evento entrou no calendário de lives do ECA Debate em 02 de dezembro de 2020.

A gravação pode ser acessada aqui