CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Jornalismo comunitário: diálogo entre a universidade e a periferia

Professor e estudantes lançam manual de redação de jornalismo comunitário para ajudar futuros jornalistas 

Estudos
graduação
ensino
extensão
jornalismo
comunidade
Periferia
são remo

No Dia do Jornalista, 7 de abril, o Auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) sediará, às 10h30, o lançamento da cartilha Jornalismo Comunitário: Um Manual de Redação. Também será promovido um debate sobre a produção de jornalismo emancipatório e popular, com a participação de pesquisadores e jornalistas representantes de veículos de imprensa periféricos.

O manual de redação é um produto da disciplina Laboratório de Iniciação em Jornalismo - Jornal Comunitário, ministrada pelo docente Dennis de Oliveira e oferecida para estudantes do primeiro ano do curso de Jornalismo. Nessa disciplina, os ingressantes na universidade têm seu primeiro contato prático com a produção jornalística em dois laboratórios: o Notícias do Jardim São Remo (NJSR), jornal impresso, e o Central Periférica, portal de notícias online.

O Notícias do Jardim São Remo faz parte da grade disciplinar do curso de Jornalismo desde 1994, como uma iniciativa do professor aposentado Manuel Carlos Chaparro, e surgiu com o objetivo de levar informações sobre e para a comunidade Jardim São Remo, região vizinha à Cidade Universitária. Em 2020, devido à pandemia, esse laboratório foi adaptado para o modelo virtual, e assim nasceu o Central Periférica. Hoje, os estudantes voltaram a produzir o NJSR de forma impressa e o veículo online se expandiu para notícias de interesse público para regiões periféricas de toda grande São Paulo

Segundo Dennis, esse contato dos estudantes com o Jardim São Remo e outras comunidades na prática do jornalismo comunitário, somado ao desejo de comemorar os 30 anos do NJSR, levou à elaboração do manual. A cartilha foi produzida pelo professor Dennis de Oliveira; pelos estudantes Tatiana Couto, Gabriel Coelho, Gabriel Carvalho e Nicolle Martins; e pela professora da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA  Edilaine Felix

Cartaz preto onde está escrito Jornalismo Comunitário em letras grandes e amarelas em estilo de pichação. Na parte inferior, está escrito em letras brancas e menores um manual de redação.
Capa do manual. Imagem: Reprodução/Central Periférica.

De acordo com o prefácio do manual, seu principal objetivo é auxiliar estudantes de jornalismo na padronização e redação de textos e garantir que os interesses da comunidade sejam assegurados. A cartilha funciona como um guia, apresentando a história do jornal NJSR e do Portal Central Periférica, suas linhas editoriais, a estrutura básica de um texto jornalístico, verbetes com definições de termos jornalísticos e normas éticas. Também são oferecidas ao leitor orientações para aprimorar a cobertura de fatos, contatar fontes, realizar entrevistas e desenvolver pautas.

Para o professor, o jornalismo comunitário é uma prática essencial para as comunidades e também é uma ferramenta de renovação e diversificação do jornalismo como um todo. Isso porque, dentre as suas características, preza por escutar fontes populares e dar relevância para o interesse público. Para além de auxiliar estudantes da graduação, Dennis espera que o manual seja uma inspiração para futuros profissionais dessas regiões: “que também incentive a juventude periférica a praticar jornalismo”.

 

“Lançar esse manual mostra que existe uma prática jornalística comunitária de qualidade, ética, baseada em critérios democráticos e de direitos humanos. É isso que a gente quer trabalhar na formação de jornalistas”. 

Dennis de Oliveira, docente do CJE

 

Algumas unidades da cartilha foram impressas e já distribuídas aos ingressantes de Jornalismo 2025. O lançamento oficial contará com a presença de nomes de veículos que praticam jornalismo comunitário e que, de acordo com o professor Dennis, serviram de inspiração para a criação do manual:

 

Também estarão presentes Edilaine Felix, co-autora do manual, e Juliana Salles, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam). A mediação do debate será feita por Dennis de Oliveira.

Acesse o manual completo.  

 

Serviço:

Lançamento Jornalismo Comunitário: Um Manual de Redação

Data: 7 de abril de 2025

Horário: 10h30

Local: Auditório Freitas Nobre, Departamento de Jornalismo e Editoração (Prédio 2 da ECA)

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

Notícias do