Portal dedicado à periferia estimula prática do Jornalismo
Central Periférica, site com produções de estudantes do primeiro ano do curso, tem foco em temas relacionados à periferia e enfrentamento da pandemia
O curso de Jornalismo da ECA sempre reforçou o caráter democrático da profissão e a necessidade de ensinar aos jovens estudantes e futuros profissionais a importância da comunicação para a sociedade, em especial para as periferias, que apesar de abrigarem a grande maioria da população brasileira ainda são mantidas à margem de muitas vivências sociais, culturais e políticas, incluindo a recepção e produção de informação.
Desde 1994, iniciativas como o jornal impresso Notícias do Jardim São Remo (NJSR), cuja função era produzir e levar informações sobre e para a comunidade Jardim São Remo (região vizinha ao campus Butantã da USP), fizeram parte das atividades acadêmicas dos estudantes. O jornal era um projeto de extensão coordenado pelos professores Dennis de Oliveira e Luciano Guimarães e em 2020 foi reformulado para o modo virtual devido a pandemia de covid-19.
Assim nasceu o portal Central Periférica, que vem sendo alimentado com reportagens e artigos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo, para a disciplina Laboratório de Iniciação ao Jornalismo, coordenada por Dennis.
Com conteúdos relacionados à periferia de São Paulo e o enfrentamento da pandemia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as práticas da profissão. Escolha de pauta, desenvolvimento de entrevistas e redação de notícias são alguns dos temas trabalhados na disciplina como preparação para a produção das reportagens finais.
Todo o portal foi desenvolvido pelos estudantes, desde o projeto gráfico até as notícias e artigos, assim como a manutenção de redes sociais. Ana Júlia Maciel, uma das alunas envolvidas no projeto, acredita que com as novas tecnologias e diferentes formatos de comunicação a ideia de manter um portal como esse possui grande relevância. Ainda assim, defende que o contato com os veículos impressos é essencial para a formação dos futuros profissionais. “Espero que os próximos ingressantes consigam aproveitar também a experiência tátil de ser um jornalista”, diz.

Com editorias sobre saúde, cidadania, educação, esporte e cultura, as matérias produzidas pelos estudantes procuram levantar debates sobre a marginalização da população periférica e suas condições de vida, as vivências da população com a chegada da pandemia e a produção cultural desenvolvida por quem vive nas comunidades. “O professor Dennis elaborou a matéria de forma a nos lembrar do papel democrático do jornalismo. Então eu acho que abordar as periferias é uma maneira de colocar esse papel em prática, levando informações acessíveis para os que geralmente não as têm”, afirma Ana.
As produções sobre o Jardim São Remo também não foram esquecidas. As experiências vividas pela comunidade foram separadas em uma área específica do site, com atualizações sobre as condições atuais do bairro e de seus moradores.
Acompanhe o trabalho dos alunos pelo site Central Periférica e saiba mais sobre o que a periferia vem produzindo e debatendo.