História
O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) é uma das seis unidades pioneiras da então chamada Escola de Comunicações Culturais da USP, criada pelo decreto estadual nº 46.915, de junho de 1966.
Os alunos aprovados no primeiro vestibular do curso, em 1967, foram agrupados em duas turmas, ambas com 30 alunos, uma no período matutino e outra no vespertino. O departamento foi implantado oficialmente na estrutura da antiga Escola de Comunicações Culturais (ECC), em 05 de fevereiro de 1968, com um número reduzido de professores.
Com a reforma universitária aprovada em 1970 (Decreto 52.326, de 16 de dezembro de 1969), a ECC passou a chamar-se Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o seu Departamento de Jornalismo foi ampliado para Jornalismo e Editoração, com a criação do curso de Produção Editorial. Este novo curso, porém, só iniciou suas atividades em 1972.
Nesse mesmo ano, foi criada a pós-graduação stricto sensu de Ciências da Comunicação, na qual o jornalismo veio a constituir uma subárea. Com a reestruturação dos cursos de pós-graduação ocorrida na Escola em 2003, as subáreas de jornalismo e editoração foram extintas, passando seus docentes credenciados a orientar em outras das novas áreas do novo curso.