Talento reconhecido: confira as premiações da ECA no primeiro semestre
Uma retrospectiva dos prêmios recebidos por estudantes, pesquisadores e docentes da ECA nos últimos meses
Durante o primeiro semestre de 2025, membros da comunidade ecana foram premiados nas mais diferentes áreas. De alunos da graduação a docentes mais experientes, a excelência em educação, pesquisa e extensão da ECA foi reconhecida de variadas formas.
Veja a seguir uma retrospectiva das nossas principais conquistas até agora:
Estudantes da ECA vencem Prêmio Young Ones
A ECA alcançou o primeiro lugar da América Latina e a 25ª posição geral na categoria One Show do Prêmio Young Ones, um dos maiores festivais de criatividade no mundo. Oito empresas propõem briefings para estudantes de graduação e recém-formados em cursos ligados à Publicidade e Propaganda e Design, que desenvolvem suas ideias em diferentes formatos como impressos, rádio, games, redes sociais, vídeo, entre outros.
De acordo com Bruno Pompeo, professor do curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), a iniciativa de participar da premiação veio dos próprios estudantes. Eles se dividiram em três grupos de quatro integrantes cada e elegeram o docente como mentor dos projetos. Para o professor Bruno, participar e ganhar o prêmio demonstra não só a ambição dos alunos, como também “nosso potencial criativo”.
Saiba mais sobre os trabalhos premiados:
- O grupo formado por Raul Lempek, João Vinaud, Gabriel Vieira e João Pedro Bossolla alcançou o primeiro lugar na modalidade dedicada à publicidade em mídia impressa, com o projeto Chill Bites para a Subway;
- Já o grupo formado pelos alunos João Vinaud, Raul Lempek, Viviane Zarberian e Victor Borborema ganhou o prêmio de mérito na categoria Integrated Campaign SRWM, dedicada a diferentes canais de comunicação, com projeto para a empresa Sunsilk.
- Outro grupo, formado pelos estudantes Raul Lempek, João Vinaud, Lara Cabral e Bárbara Aurichio, alcançou o Round 2 na categoria Experimental & Immersive e Social Media, dedicada à criar experiências, em ambiente físico ou digital, para conectar pessoas a uma marca. Eles criaram o projeto A.M. Dates, desenvolvido para a Heinz.
Professor de violão é premiado pela Revista Concerto

O professor Edelton Gloeden, do Departamento de Música (CMU), recebeu o prêmio do júri da Revista Concerto pelo álbum Integrais, que conta com diversas interpretações em violão de músicas de artistas brasileiros como Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger e César Guerra-Peixe.
É possível encontrar a obra no Sesc Digital, nas principais plataformas de streaming e, em CD, nas Lojas Sesc.
Estudantes da ECA conquistam o Prêmio Academia LED de Jornalismo

Em parceria com a ECA, a Rede Globo lançou em abril deste ano o Prêmio Academia LED de Jornalismo. Para participar, era necessário inscrever uma ideia de pauta sobre o tema mudanças climáticas. Após três fases de seleção, sete pessoas tiveram suas pautas selecionadas para produção e exibição em plataformas da Globo, sendo dois estudantes de Jornalismo da ECA.
Lara Cáfaro e Mateus Cerqueira ficaram entre os finalistas da premiação e, além de ganharem 10 mil reais para a produção da reportagem, foram ao Festival LED, promovido pela Globo no Rio de Janeiro.
Depois do festival, eles ainda participaram de uma imersão pelos estúdios de jornalismo da emissora.
Docente é reconhecido internacionalmente por pesquisa em games

O professor Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), foi reconhecido com o International Leadership Award durante o Festival Games for Change 2025, realizado nos dias 26 e 27 de junho em Nova York. Presidente do núcleo latino-americano da organização, o docente foi homenageado por sua contribuição de 15 anos ao movimento global de games com impacto social.
A premiação destacou iniciativas como a criação da disciplina de graduação Produção de Games, a realização de festivais e ciclos de debates e o apoio a projetos inovadores na área. O festival é promovido pela organização sem fins lucrativos Games for Change, sediada nos Estados Unidos e dedicada à promoção de jogos e mídias imersivas com foco em impacto social.
Teses da ECA recebem Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP

Duas teses de doutorado da ECA foram agraciadas com Menção Honrosa no 14º Prêmio Tese Destaque USP. A tese O mapa é de fragmentos de um espelho no chão do mundo: amizades, africanidades e identidades na Estrada Negra de Grotowski ao Workcenter de Luciano Mendes de Jesus, com orientação da professora Sayonara Sousa Pereira, ganhou a Menção Honrosa na grande área de Letras, Linguística e Artes.
Além de doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Luciano foi orientador de arte dramática na Escola de Arte Dramática (EAD) e acaba de assumir como professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC).

Já a tese Ser e tempo da técnica na Ciência da Informação: da questão da disponibilidade do ente informação como peça fundamental ao trabalho paradigmático da Organização da Informação e do Conhecimento, de Ramon Ordonhes Adriano Ribeiro, desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) com orientação do professor Marivalde Moacir Francelin, ganhou a Menção Honrosa na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.
Trio da ECA recebe menção honrosa no Siicusp 2025
O 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) premiou três estudantes da ECA com menção honrosa por seus projetos: Gabriela de Oliveira Silva, do curso de Artes Visuais, Marco Aurelio Lamparelli, graduando em Música, e Paulo Rogério Nunes de Sousa, de Biblioteconomia. Conheça cada um dos estudos:
- Sob orientação da professora Liliane Benetti, o trabalho de Gabriela é um Estudo sobre a representação de pessoas negras, e a diferença na representação entre mulheres negras e brancas, ao longo da História da Arte, do Departamento de Artes Plásticas (CAP);
- O aluno Marco Aurelio foi premiado pelo trabalho intitulado Ensinando teoria com exemplos do repertório brasileiro: excertos musicais digitalizados por códigos abertos e livres, orientado pela professora Adriana Lopes da Cunha Moreira, do CMU;
- Por fim, o estudante Paulo Rogério apresentou estudo sob o título BIBLIOCEP: uma proposta de protótipo phygital para bibliotecas, realizado sob a orientação do professor Alan César Belo Angeluci, do Departamento de Informação e Cultura (CBD).
Doutora ganha prêmio na França por tese em pesquisa intercultural
A egressa de dupla titulação do PPGCI, Laure Guillot Farneti, ganhou o prêmio de melhor tese de doutorado em estudos interculturais da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle. A tese teve orientação da professora Lucia Maciel Barbosa de Oliveira e analisou a criação de figuras migratórias contemporâneas na cidade de São Paulo ao investigar o imaginário associado a imigrantes latinoamericanos e africanos que se estabeleceram na cidade desde o início do século XXI.
Professor ganha Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa da USP

O professor Alan César Belo Angeluci, do CBD, foi um dos oito docentes consagrados na edição de 2025 do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa da USP. O docente foi reconhecido por sua atuação no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com foco em tecnologias emergentes, novas mídias e suas consequências.
A premiação reconhece docentes da USP de até 40 anos que se destacam pelo impacto em suas pesquisas. Ele foi premiado na categoria Ciências Sociais Aplicadas.
Se você conhece alguma premiação recebida por pessoas da ECA neste período e que não foi mencionada aqui, envie a informação para o e-mail lac-eca@usp.br.