Professor da ECA recebe prêmio da USP voltado a novas lideranças em pesquisa
Alan Angeluci é reconhecido na área de Ciências Sociais Aplicadas por estudos sobre novas mídias e tecnologias da informação

O professor Alan César Belo Angeluci foi um dos oito docentes contemplados na edição 2025 do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP, que reconhece docentes de até 40 anos que se destacam pelo impacto de suas pesquisas. Ele foi premiado na categoria Ciências Sociais Aplicadas.
Nesta edição, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) recebeu 90 inscrições habilitadas, avaliadas por uma comissão composta por oito docentes da USP e 27 pesquisadores externos, especializados nas grandes áreas do conhecimento contempladas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.
“O prêmio contribui para ampliar a visibilidade da minha atuação, abrindo caminho para novas parcerias, captação de recursos em editais e o avanço de projetos internacionais e interdisciplinares”.
Alan Angeluci, vencedor do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP
Docente do Departamento de Informação e Cultura (CBD) desde 2022 e credenciado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), o professor Alan foi reconhecido por sua atuação no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com foco em tecnologias emergentes, novas mídias e seus impactos em espaços sociais, culturais, físicos e virtuais, a partir de métodos digitais, técnicas de data analytics e visualização de dados. Ele é líder, há mais de uma década, do grupo de pesquisa Smart Media & Users.
Para o docente do CBD, o prêmio da PRPI “sinaliza o reconhecimento da USP à minha trajetória interdisciplinar em pesquisa aplicada sobre tecnologias da informação e da comunicação, e me convoca, pessoalmente, à responsabilidade de seguir fortalecendo essa abordagem no contexto da ECA”.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de junho, na Sala do Conselho Universitário da USP.
Foto de capa: Cecília Bastos/Jornal da USP.