CBD | Departamento de Informação e Cultura



ECA recebe grupo de pesquisa focado em mídias e tecnologias

Há dois anos na ECA, grupo Smart Media and Users usa a ciência de dados para investigar o impacto das novas tecnologias
 

Vida acadêmica

Em 2014, quando ainda era docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o professor e pesquisador Alan César Belo Angeluci criou o grupo de pesquisa Smart Media and Users (SMU).

O grupo chegou à ECA em 2022, quando o professor Alan tornou-se docente do Departamento de Informação e Cultura (CDB). A mudança para uma “nova atmosfera de inovação”, conta o docente, acarretou em um processo de amadurecimento do grupo: “Houve uma migração cultural de se entender como Universidade de São Paulo, como ECA. E nesse processo de compreensão, existem também situações de rompimento (...) com algumas práticas epistemológicas, metodológicas que estavam muito vinculadas à outra instituição para um ecossistema de convivência cultural, social e teórica da ECA. Então, acho que o grupo cresceu muito nesse amadurecimento (...) nessa transição de casa”. 

Atualmente, o grupo conta com doze membros permanentes, entre orientandos de iniciação científica, mestrado, doutorado e parceiros de outras instituições. O SMU também recebe pessoas convidadas – de todas as áreas do conhecimento – que queiram contribuir para as atividades do grupo. 

 

Dispositivos inteligentes e seus usuários

O SMU desenvolve pesquisas nas áreas da comunicação e da informação, buscando entender o impacto das novas mídias na vida das pessoas. O nome do grupo parte de uma percepção epistemológica, metodológica e histórica de que as mídias e, consequentemente, seus usuários, foram se tornando inteligentes, indicando que há uma relação de troca entre os dois.

Foto de três pessoas sentadas à mesa em uma sala de reuniões. Na ponta da mesa está uma mulher e há um homem em cada lado dela. Os três vestem roupas escuras e esboçam sorrisos. A mesa é oval e sobre ela há alimentos, bebidas, copos e um notebook em frente a um dos homens. Do lado direito, há uma janela e, ao fundo, uma porta de madeira.
Professor Alan Angeluci (à direita) durante sua pesquisa colaborativa com a Universidad de Tarapacá, do Chile, sobre o fenômeno das multitelas e seus aspectos comunicacionais e educacionais. Imagem: Acervo pessoal do pesquisador.

O uso recorrente de língua inglesa, a começar pelo próprio nome do grupo, está alinhado ao objetivo do SMU de desenvolver parcerias e colaborações com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. “Pensar em internacionalização não é somente pensar no extramuros, nas fronteiras entre países, mas também pensar do nosso lado, nas comunidades”, explica o professor Alan.

Nos últimos anos, o grupo contribuiu para estudos comparativos em diferentes países sobre o comportamento dos usuários frente às novas tecnologias, como o uso excessivo de telefones celulares, solidão digital, vício em redes sociais e o hábito de usar várias formas de mídia simultaneamente. O SMU também realiza workshops e treinamento científico de estudantes, pesquisadores e profissionais.

Assista o vídeo e saiba mais sobre o grupo de pesquisa: 


Para mais informações, acesse o site do grupo de pesquisa ou escreva para smartmediausers@gmail.com.

 


Foto de capa: Reprodução/ Linkedin.