História
Biblioteconomia na USP: 50 anos
O Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação foi criado concomitantemente à Escola de Comunicações Culturais, atual Escola de Comunicações e Artes (ECA), em 1966 e início das aulas em 1967. Constavam dessa primeira turma três futuros docentes: Elza Corrêa Granja, Johanna Wilhelmina Smit e Maria Christina Barbosa de Almeida.
O anteprojeto de regimento do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação foi traçado por um grupo de cinco bibliotecários, indicados por Maria Luísa Monteiro da Cunha, então diretora da Biblioteca Central da USP, e primeira coordenadora do curso. Seu programa tinha objetivo de formação de um profissional capaz de planejar, implantar e administrar bibliotecas e centros de documentação, além de revelar, através do currículo, uma forte preocupação no estabelecimento de diálogo com os outros campos da comunicação da ECA.
No projeto inicial da Escola, a Biblioteconomia e Ciência da Informação formavam dois departamentos distintos, sendo depois integrados num único: Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Dos seus professores iniciais constavam nomes relevantes da Biblioteconomia de São Paulo, como Alfredo Américo Hamar, Regina Carneiro e Neusa Dias de Macedo.
Durante os anos iniciais do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação o seu currículo seguiu as determinações do Currículo Mínimo estabelecido em 1962. Como ele estava integrado no currículo maior, o da ECA, todos os alunos faziam as disciplinas obrigatórias da área da Comunicação. Isso levou todos os alunos de Biblioteconomia ao contato com outros campos do conhecimento e ao convívio com alunos de Cinema, Jornalismo, Relações Públicas, Teatro e de outros campos profissionais.
Em 1972 foi instituído o curso de pós-graduação em “Ciências da Comunicação” por onde passaram os recém-formados que se tornaram docentes da ECA. Em 2008 foi criado o curso específico em “Ciência da Informação” que doutorou dezenas de futuros docentes que atuam em cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação em várias universidades brasileiras.
Em 2015, seguindo uma tendência da USP, o Departamento tornou-se abrangente, unindo dois campos fundamentais da área – Informação e Cultura – e a sua área de intersecção. Permanece o Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e, em seu tempo, virão outros cursos que transitam por essas duas áreas que, na ECA, se encontram e se desdobram em novos campos do conhecimento e em as áreas profissionais para o mundo contemporâneo.