professores de ciência da informação

CBD | Departamento de Informação e Cultura

Crise da democracia. O fetiche dos fatos e o suicídio da consciência. Entrevista especial com Eugênio Bucci

Talvez seja óbvio, mas é preciso sublinhar que a experiência do mundo concreto é diferente daquela mediada por telas. Com a circulação massiva de mensagens em redes sociais e dispositivos móveis, não é raro o obscurecimento da vida em sua concretude e, como consequência, o apagamento da verdade factual. “Nós estamos cativos dentro de uma nova caverna de Platão. Nesta nova caverna as paredes são feitas de telas eletrônicas. Nós enxergamos as imagens, mas não vemos a experiência da vida, não experimentamos a vida”, alerta o professor e pesquisador Eugênio Bucci, em entrevista por telefone à IHU On-Line.

 

Como se não bastasse esse cenário desafiador, no Brasil temos uma democracia de alcance limitado, incapaz de garantir direitos essenciais a grande parte da população e cujos avanços são constantemente ameaçados pela circulação de informação falsa. “Essa democracia que nós temos nasce de um pacto de rejeição da ditadura, da tortura e da censura. Não existe no Brasil liberdade para um partido que defenda a ditadura e a tortura, não pode existir. Isso não torna menor a nossa liberdade, mas, ao contrário, a amplia”, ressalta.

Confira a entrevista completa: https://www.ihu.unisinos.br/619770-a-democracia-depende-da-garantia-de-direitos-fundamentais-sem-os-quais-nao-ha-liberdade-possivel-entrevista-especial-com-eugenio-bucci

 

Entrevista com a Professora Cibele Araújo, perfil profissional, grade curricular e depoimento sobre o curso são alguns dos pontos

Faculdade de Biblioteconomia: grade curricular, carreira e mais!

Perfil profissional, grade curricular e depoimento sobre o curso são alguns dos pontos que você encontrará abaixo

Com viés humanístico, o curso de Biblioteconomia é um dos cursos disponíveis em faculdades como USP, Unesp, UFSC, UFRJ e outras espalhadas pelo Brasil. Se você tem interesse e deseja saber mais informações sobre o assunto, está no lugar certo!

No conteúdo abaixo, abordamos como o curso funciona, como é seu mercado de trabalho e as principais universidades que oferecem a graduação. 

Contamos com a participação da coordenadora do curso de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP), Cibele Araújo e de Mariana Caprioli, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), bibliotecária na Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença” e doutoranda em Ciências da Informação.

Confira a entrevista completa em: https://vestibulares.estrategia.com/portal/profissoes/faculdade-de-biblioteconomia-grade-curricular-carreira-e-mais/