CAP | Departamento de Artes Plásticas

Ciclo de Encontros tem como tema educação antirracista

AGENDA

O evento conta com a participação de profissionais de escolas públicas e pesquisadores da educação

Com base na Lei que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio, acontece o II Ciclo de Encontros em Arte e Educação: a Lei 11.645/08 - desdobramentos  e proposições para uma educação antirracista, com realização do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) da ECA com atividades nos dias 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro, das 19h às 22h na ECA.

As rodas de diálogo têm o objetivo de  contribuir  para a formação dos professores de Artes e de áreas relacionadas, referentes às relações étnico-raciais e culturas afro-brasileiras e indígenas, além de discutir e propagar ações educativas e pesquisas em desenvolvimento na Educação Básica e no Ensino Superior relacionadas às leis 10.639/03 e 11.645/08.

O evento, coordenado pela professora Sumaya Mattar do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA, é aberto ao público, tem entrada gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Haverá lista de presença e emissão de atestado de participação a cada encontro.

Programação:

27 de setembro

Políticas públicas para enfrentamento do racismo
Franciele Busico (CIEJA Perus) - Glaucea Helena de Britto (MASP)

25 de outubro

Desafios e perspectivas para criação e implementação de práticas educativas antirracistas
Educadoras da EMEI Nelson Mandela - Juarez Xavier (FAAC/UNESP) - Luana Tolentino (PPGE/UFMG)

22 de novembro

Experiências combativas e inclusivas em arte e educação
Aryani Marciano - Carlos Eduardo Fernandes (EMEF Espaço de Bitita) - Carolina Cortinove (EMEF Espaço de Bitita) - Jeferson Xondaro (OZ Guarani)

Cartaz do evento II Ciclo de Encontros em Arte e Educação, em que há uma faixa bege no meio com nome do evento, programação, serviço e logotipo de realização. As faixas superior e inferior possuem um estilo de desenho indígena, com as cores vermelhas e formas diversas.
Imagem: Divulgação

Serviço

II Ciclo de Encontros em Arte e Educação: a Lei 11.645/08 desdobramentos e proposições para uma educação antirracista

Data: 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro