CAC | Departamento de Artes Cênicas



Espaço das Artes recebe exposição de trajes de religiões afro-brasileiras

Exposição é resultado de uma pesquisa do Departamento de Artes Cênicas


AGENDA

Entre os dias 24 de março e 11 de abril de 2025, o Espaço das Artes (EdA) receberá a exposição Armaduras de corpo e espírito: trajes de umbanda, candomblé, ritos e folguedos afro-brasileiros, uma iniciativa do Núcleo de Traje de Cena, Indumentária e Tecnologia do Departamento de Artes Cênicas (CAC)

Cartaz de divulgação com o título Armaduras de corpo e espírito: Trajes de umbanda, candomblé, ritos e folguedos afro-brasileiros, em azul escuro e letras grandes. O fundo é azul claro e, à direita, há uma foto de manequim vestindo traje em branco e dourado, com rendas e apliques, típico de religiões de matriz africana. Abaixo do título, estão as informações de data,  local, horário e curadoria, em letras menores, brancas e vermelhas.
Imagem: Divulgação/ Núcleo de Traje de Cena, Indumentária e Tecnologia/

O professor Fausto Viana, um dos coordenadores do grupo, conta que essa exposição é produto dos mais de 30 anos que se dedicou ao estudo de religiões de matriz africana no Brasil, principalmente às diferentes nações do candomblé. Para a montagem do acervo, o grupo contou com 12 participantes, entre estudantes da graduação e da pós-graduação, que visitaram diversos terreiros no estado de São Paulo e entrevistaram pais e mães de santo. Eles também receberam um treinamento para manipular os trajes. 

Foram reunidos cerca de 120 trajes de Ketu, a nação do candomblé com mais adeptos no Brasil. Também serão expostos mobiliários de alguns terreiros e catálogos e vídeos das entrevistas realizadas, com o objetivo de mostrar ao público a história e o trabalho por trás dos trajes. Para Fausto, “temos que documentar esse material, registrar essas histórias que são de tradição oral”. 

Durante a exposição, dois cursos livres serão ofertados: Ecoprint, sobre tingimento e impressão botânica, e Costuras do Sagrado, sobre a confecção dos trajes de religiões afro-brasileiras. Para participar, é necessário se inscrever. Para o Ecoprint, a inscrição deve ser feita por meio de carta de intenção, enviada pelo Sistema Apolo, da USP, até 1º de abril. Há 15 vagas disponíveis. Já para o Costuras do Sagrado, as inscrições se encerraram, mas é possível que o público presencie algumas das aulas ministradas enquanto visita o EdA.  

A exposição é aberta, gratuita e não requer inscrição prévia.

 

Serviço

Armaduras de corpo e espírito: Trajes de umbanda, candomblé, ritos e folguedos afro-brasileiros

Data: 24 de março a 11 de abril de 2025

Horário: das 10h às 18h

Local: Espaço das Artes

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP

 

Agenda de Eventos