CAC | Departamento de Artes Cênicas

Pesquisa sobre trajes históricos brasileiros dá origem a exposição

AGENDA

Mostra no Espaço das Artes pretende inspirar reprodução das peças em projetos artísticos que valorizam a identidade brasileira

Foto de roupas brancas, masculinas - calças e casacos - e femininas - vestidos -, de estilo antigo, dispostas em semicírculo em manequins pretos sem cabeça. Aos pés de cada manequim, um painel impresso com um descritivo do traje
Imagem. Divulgação/ Espaço das Artes (EdA).

A exposição Modas e vestires no Brasil do século 15 ao 19 – Uma experiência pedagógica com trajes brasileirosem cartaz no Espaço das Artes (EdA), até esta sexta, 5 de abril, é fruto de um projeto de pesquisa que, no início, tinha o objetivo de contar a história e traçar a trajetória do traje brasileiro, por meio da investigação de peças em acervos  dentro e fora do Brasil, com passagens por Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, França e Itália. Desde 2019, estes trajes vêm sendo registrados  com o pensamento direcionado para sua reprodução em artes cênicas, como traje de cena e figurino, e em outros projetos artísticos, pela perspectiva da valorização da identidade cultural brasileira.

Os autores da pesquisa, Fausto Roberto Poço Viana, professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA, e Isabel Cristina Italiano, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), coordenam a exposição que agora está no Espaço das Artes (EdA) e  exibe as reproduções produzidas a partir dos trajes pesquisados.

São 80 peças que contam momentos da história do vestir no Brasil, através de protótipos em algodão de trajes militares, eclesiásticos e civis. Junto com livros publicados ao longo da pesquisa, a mostra fornece aos visitantes ferramentas para desenvolver seus próprios trajes, seja em projetos artísticos ou pessoais.

A exposição marca o lançamento do último livro da série Para vestir a cena contemporânea, intitulado Moda e moldes no Brasil dos séculos 16 e 17;  do livro de fotografia Roteiros e trajetórias para contar a moda e o vestuário no Brasil dos séculos 15 ao 19 e do catálogo-apostila Destaques do projeto Para vestir a cena contemporânea no Brasil - 1500 a 1900. Os três volumes integram os demais da série e podem ser encontrados de forma gratuita no Portal de Livros Abertos da USP.

Serviço

Data: até 5 de abril de 2024

Horário: 9h às 20h

Local: Espaço das Artes (EdA) da ECA, Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP.