CBD | Departamento de Informação e Cultura

Dados e Análise Cultural é tema de seminário na ECA

O Smart Media e Users comemora seus 10 anos com convidados internacionais

O Smart Media & Users (SMU), fundado em 2014, é um grupo de pesquisa dedicado a investigar a relação entre o surgimento de novas mídias e tecnologias com a sociedade, a cultura, bem como espaços físicos e virtuais, por meio de métodos digitais e análise de dados. Hoje, o SMU faz parte da ECA USP e o professor Alan Angeluci, do Departamento de Informação e Cultura (CDB),  é o fundador desta iniciativa e também organizador.
O Data and Cultural Analytics Seminar 2024 é um evento que faz parte da celebração do 10º aniversário do SMU. Sua programação conta com uma tarde de atividades envolvendo mesas de discussão e uma palestra virtual do artista e pesquisador russo Lev Manovich, que discutirá os destaques de suas obras. Lev Manovich é um dos teóricos da cultura digital mais influentes do mundo e, atualmente, é professor no City University of New York Graduate Center e fundador e diretor do Cultural Analytics Lab. Além disso, o evento conta com a participação de outros convidados para contribuir com a valorização e divulgação da discussão sobre Dados e Análise Cultural, chamando a atenção para a necessária perspetiva interdisciplinar e promovendo a colaboração de investigação nacional e internacional neste tema.
O evento ocorre no dia 7 de junho das 14h às 19h, no auditório Lupe Cotrim da ECA/USP de forma presencial e também será transmitido pelo Canal da ECA USP. A programação completa (em inglês) pode ser consultada no site oficial.

Cartaz de cor preta com detalhes em azul claro. No canto superior direito, há uma imagem feita com vários tons de azul, nela há diversos ícones interligados por pontos de luz sobre nuvens e prédios. Estão distribuídos no cartaz o nome do evento, local, horário, data, detalhes do evento e logotipos no rodapé
Imagem: Divulgação/SMU

Data and Cultural Analytics Seminar (Seminário de Dados e Análise Cultural)
Data: 7 de Junho